SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CRIANÇA É BALEADA EM ATENTADO

ZERO HORA 28/12/2011

PORTO ALEGRE - TIROS NA CAPITAL. Criança é baleada em atentado na Zona Sul

Uma menina de quatro anos e o seu pai, de 31 anos, seguiam ontem internados no Hospital de Pronto Socorro (HPS) depois de um atentado a tiros ocorrido no final da noite de segunda-feira, na Capital. Atingida por um disparo no quadril, ela foi submetida a cirurgia e passou a noite na UTI pediátrica em situação grave.

O pai foi atingido por cinco disparos (para preservar a segurança das vítimas, ZH não divulga o nome de pai e filha). Os dois foram baleados quando estavam na frente de casa, na Estrada Cristiano Kraemer, no bairro Vila Nova. Segundo a polícia, quatro homens teriam chegado ao local em um veículo não identificado.

Mesmo depois de socorridos, os dois continuavam ameaçados. Uma informação repassada ao posto policial do HPS teria dado conta de que pelo menos um dos suspeitos estaria na recepção do hospital, durante a madrugada. A Brigada Militar reforçou a segurança no local, mas não encontrou o atirador.

Conforme testemunhas, os criminosos teriam perguntado pelo tio da menina antes de atirar. O pai dela cumpre pena por tráfico e estaria atualmente em regime semiaberto. Ele foi preso em Viamão, em 2009, e logo que chegou à cadeia teria dito às autoridades que vinha sofrendo ameaças. A suspeita da polícia é de que o homem fizesse parte da gangue denominada Bala na Cara.


PORTO ALEGRE - MISTÉRIO NA RESTINGA. Morte de comerciante intriga polícia

Um mistério ainda cerca a morte do comerciante Jean Carlos Damiani, 34 anos, assassinado na segunda-feira, no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, dentro do minimercado que administrava. Familiares e moradores próximos ao Minimercado Universitário começaram a ser ouvidos ontem.

CAMPO BOM - Corpo encontrado

Anderson Dutra de Mattos, 28 anos, foi encontrado morto no final da tarde de segunda-feira em Campo Bom. O corpo foi encontrado por moradores do bairro Vila Rica próximo ao Rio dos Sinos. De acordo com a polícia, o pai do jovem disse que o filho era usuário de drogas e estava desaparecido desde a última quinta-feira. Ainda não se sabe a causa da morte.

SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES - Jogo de cartas

Gomercindo Flores Fernandes, 41 anos, foi assassinado na segunda-feira por volta das 18h30min, em Rincão Santa Maria, interior de Santo Antônio das Missões, nas Missões. Segundo a Polícia Civil, ele foi atingido por uma facada após desentendimento durante um jogo de cartas. O suspeito fugiu depois do crime e ainda não foi localizado.

Nenhum comentário: