SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito à Segurança Pública, de interesse público envolvendo a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

EXECUÇÃO EM ALVORADA/RS

Azulejista morto diante da família - CAROLINA ROCHA, ZERO HORA 03/12/2011

Os quatro pratos e a panela de comida ficaram sobre a mesa. Na noite de quinta-feira, ninguém jantou na casa do azulejista Osmar Rocha Famoso, 47 anos. Ele havia chegado em casa, na Rua 17 de Setembro, no bairro Intersul, em Alvorada, por volta das 19h30min. Quando sentou-se à mesa, foi executado por dois homens, que usavam toucas ninja para encobrir o rosto.

Quando chegou em casa, a vítima preparou o jantar para a filha de seis anos, para o cunhado de 13 anos e para a mulher, de 24 anos, que chegou 15 minutos depois, a tempo de fazer a salada. Colocaram os pratos, a panela com massa, a salada. Sentaram-se à mesa, os quatro. Osmar ficou de costas para a porta, que estava apenas encostada. Foi antes que ele pudesse dar a primeira garfada que a dupla anunciou um assalto.

– Ele riu, achando que era brincadeira. Foi quando começaram a atirar – recorda a mulher, com quem Osmar vivia havia 11 anos.

A filha do casal tentou acudir o pai enquanto a dupla seguia atirando, com ele ainda na cadeira.

– Um deles afastou ela com a mão esquerda e continuou atirando com a direita – recorda a viúva que pediu ajuda a vizinhos.

Osmar morreu a caminho do Hospital de Alvorada.

Azulejista havia 30 anos, Osmar tinha três filhos do primeiro casamento. Há três anos, um deles, de 19 anos, foi morto no assalto a um bar em Alvorada. Da nova união nasceu a menina que assistiu à execução. Desde o ano passado, Osmar também criava como filhos os irmãos da mulher, de 18, 13 e 11 anos.

– O que eu vou fazer sem o meu filho agora? Ele vinha todas as manhãs tomar chimarrão comigo antes de ir trabalhar. Um homem bom, trabalhador, bom pai. Por quê? – lamentava a mãe de Osmar, Tereza Oliveira Famoso, 71 anos, sem acreditar que uma nova tragédia havia se abatido sobre a família.

Quatro homens em duas motos. Essa é a descrição que os policiais da 2ª DP de Alvorada têm dos suspeitos. Os criminosos teriam chegado em frente à casa juntos, em motocicletas vermelhas. Dois deles desembarcaram, com toucas ninjas, colocaram o capuz dos casacos e invadiram a casa.

Dentro, anunciando um assalto aos gritos, atiraram 11 vezes. Cada um com um revólver calibre 38. Chegaram a revirar a casa como se procurassem algo, mas não levaram nada.

A polícia tentava as imagens da câmera de segurança de uma empresa próxima à casa. Segundo os familiares de Osmar, há três semanas uma das câmeras, apontada para a frente da residência, foi furtada. A esperança dos policiais é de que o outro equipamento tenha registrado ao menos a fuga.

Outros homicídios

- Porto Alegre – Douglas de Araújo May Santos, 18 anos, morreu por volta das 7h30min de ontem ao ser ferido por um disparo no pescoço. Segundo a Brigada Militar, o crime teria ocorrido na Vila Cefer, no bairro Jardim Carvalho. Douglas foi levado ao Postão do bairro Bom Jesus, mas morreu no trajeto.

- Alvorada – O corpo de Peterson Luis Fraga Moreira, 18 anos, foi localizado às 8h de sexta-feira caído na Rua Julio Feijó, no bairro Jardim Aparecida. Segundo as primeiras investigações da 2ª DP de Alvorada, ele teria sido visto caminhando na via, acompanhando de outro homem, quando os dois teriam se desentendido. Atingido na cabeça e no peito, ele morreu no local.

Nenhum comentário: