SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A ROTINA DOS ASSALTOS

WANDERLEY SOARES, REDE PAMPA, O SUL.
Porto Alegre, Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011.


Houve um tempo em que a bandidagem respeitava os profissionais da segurança.

Ao longo dos anos, mesmo com o risco de me tornar repetitivo, tenho abordado o risco permanente de cada cidadão ser vítima de assalto. Houve um tempo em que só os cidadãos comuns eram assaltados nas ruas. Os governos não davam maior importância para isso e os bancos começaram a ser saqueados. Depois, com o sucesso da indústria automobilística, ninguém motorizado ficou livre da bandidagem. Há ainda os ciclos de ataques a residências, a condomínios de luxo, a restaurantes. Pior ainda, policiais passaram a entrar nas estatísticas das vítimas. Agora mesmo, dia 13 último, o ex-chefe da Polícia Civil, Luiz Fernando Tubino sofreu um atraque, que durou não mais de 30 segundos, quando estava com a sua esposa. Os bandidos levaram, além de documentos, o carro do delegado, um Corola de placas ISH-2088, que até agora não foi localizado. Os ladrões devolveram os documentos, inclusive a carteira funcional (de delegado) numa sacola de lixo que foi colocada junto a uma árvore, próxima a casa de Tubino. Como os bandidos levaram também os cartões do delegado, a burocracia do Banrisul ajudou a complicar mais ainda a sua vida neste final de ano. Sigam-me

Visão

Em grupos de amigos se tornou rotina falar não só em futebol como nos assaltos que cada membro da roda sofreu. Isso não tem nenhuma graça, pois que não são poucas as vítimas que resultaram mortas, mutiladas ou definitivamente traumatizadas. Para o próximo ano, fora alguns números envolvendo efetivos e equipamentos para as organizações policiais, não se sabe, exatamente, até onde vai a visão do governo sobre o que ele entende como prioridade para a segurança pública. Além disso, o relacionamento do Piratini com os diversos segmentos de profissionais da segurança nas questões salariais não ficou bem resolvido.

Trânsito

Aqui em minha torre, de onde é possível ver, com meus conselheiros, parte da abominável organização do trânsito de Porto Alegre, a expectativa é de que o rigor com os infratores tome o mesmo caminho da campanha contra o cigarro e derivados em recintos fechados. Em nome da vida, tolerância zero.

Revisão

As academias de polícia do RS, tanto da Brigada Militar como da Polícia Civil, tem muito motivos para rever, reestruturar e redefinir a cadeira que trata de abordagens nas ruas, cerco a bandidos, motorizados ou não, e negociação em casos de sequestro. Entendo também que deva haver o máximo de cautela no entorno dos chamados grupos de elite, Há pouco tempo, uma equipe da Polícia Civil chegou a se autodenominar como "anjos da lei", com o pleno beneplácito de suas chefias. É possível que estes anjinhos sem asas e armados, que trocaram tiros com os não menos angelicais PMs que trabalham à paisana, tenham adornado alguns presépios no último Natal.

Tarefa de Michels

Não obstante especulações próprias de fim de ano, que algumas pessoas confundem com o fim do mundo, o titular da pasta da Segurança, Airton Michels, não tem planos de assumir cargo em Brasília. Segundo seus assessores, Michels ainda tem uma longa tarefa a cumprir sob a sombra do Piratini.

Nenhum comentário: