SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 2 de março de 2012

BANDIDOS ASSALTAM, ATIRAM E MATAM CIDADÃO QUE PASSAVA NA CALÇADA

Na calçada. Homem morre ao ser atingido por bala perdida em Cachoeirinha. Dupla assaltou ônibus e, ao sair, efetuou disparos que acertaram Jeferson de Alencastro Lara, de 31 anos - RÁDIO GAÚCHA, ZERO HORA ONLINE, 02/03/2012 | 05h10


Um homem morreu no final da noite de quinta-feira em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, vítima de uma bala perdida. Por volta das 22h30min, dois homens assaltaram um ônibus, que estava no final da linha e não tinha passageiros, na Rua Marechal Rondon, bairro Nova Cachoeirinha.

Eles levaram o dinheiro e, ao se afastarem do veículo, realizaram os disparos. Um dos tiros acertou Jeferson de Alencastro Lara, de 31 anos, que estava na calçada. Atingida nas costas, a vítima chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A dupla conseguiu fugir.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA- A bandidagem está cada vez mais violenta e impune. Está na hora de mudarem as leis, a justiça e o sistema de justiça criminal. Chega de impunidade. Crimes como este deveriam ter maior atenção por parte das polícias, do MP e do Poder Judiciário, para acelerar os processos, julgar, sentenciar de forma definitiva e condenar o autor a cumprir pelo menos DOIS TERÇOS DA PENA. Também deveria ter uma lei obrigando a todo apenado cumprir prestar SERVIÇOS OBRIGATÓRIOS dentro do presídio para ter redução de pena ou benefício temporário. Outra questão é a construção de mais presídios, todos eles capacitados com OFICINAS DE TRABALHO para a redução da ociosidade, manutenção da salubridade e sustentabilidade funcional da casa prisional.

4 comentários:

alexandre disse...

sou funcionario da empresa pelo qual o onibus foi assaltado e tememos por nossas vidas pois começo minha jornada diaria neste terminal que ocorreu o assalto seguido de morte ,meus pesames aos familiares . e queremos mais segurança pois ja ouve casos de motoristas que escaparam de morrer por as armas negarem fogo .vagabundos que matam inocentes tem que ter pene maxima.

Fabio de Borba disse...

Sou Fábio de Borba, amigo do Jeferson, no momento em que escrevo, cheguei do enterro do meu amigo.
Uma coisa dessas faz a gente pensar e repensar sobre diversas coisas, muitas nem sempre bonitas e honrosas sobre essa dupla de assassinos!
O que sei é que, esses (...) e bandidos mataram meu amigo, deixaram minha amiga sem esposo, e meu "sobrinho" de coração sem pai! Hoje no velório, o menino que vai fazer um ano de vida em Maio próximo, pedia ensistentemente pelo tatatatata, o que a Segurança Pública e todos os meios de segurança do Cidadão respondem para ele? Que o tatatatata ta no céu?
Mas uma coisa é certa, agora que a polícia pegar esses bandidos, eles vão estar em segurança, até com colete a prova de balas se for preciso! Pessoal dos direitos Humanos vão saltar em defesas dos coitadinhos dos vagabundos que deixaram mais um pai e uma mãe sem filho!
Sabe mais o que presenciei hoje?
Uma coisa que jamais um pai vai imaginar que precise fazer!
Vi o pai do meu amigo abrir o guarda roupa dele e escolher entre as roupas, qual seria a que ele iria usar!
Vou parar de escrever, porque se me deixassem escreveria muuuuuuiiiiito.
Meu email é fabiodeborba@gmail.com e se vier com conversa de proteção para esses (...) e bandidos...
A coisa é simples, preto no branco, "o amigo do meu INIMIGO, é MEU INIMIGO"

♪Anderson Oliveir@-Seara♪ disse...

Sou Anderson Oliveira, eu era o seu melhor amigo Jeferson era meu melhor amigo,meu irmão amado, meu compadre, sou padrinho do filho dele, o pequeno Samuel.
A morte dele ainda doí muito e a tristeza de perder o teu melhor amigo, deixa um vazio que somente o SENHOR JESUS pode preencher.
Olhar nos olhos da Priscila, a esposa sem seu amado o do lindo e maravilhoso filho Samuel e dizer a eles "agora ele está melhor pois está no céu com Jesus" ajudar a confortar, mas não substitui a presença e a falta que ele fará.
Não que o mau destes bandidos, quero que eles conheçam o amor de JESUS por eles, reconheçam seus erros e mudem de vida.
DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS E DEVEMOS VIVER TOTALMENTE NA DEPENDÊNCIA DE DEUS!!!

♪Anderson Oliveir@-Seara♪ disse...

MEU MELHOR AMIGO

Olá! Sou Anderson Oliveira, eu era o melhor amigo de Jeferson de Alencastro Lara e ele era o meu melhor amigo, meu irmão amado, meu compadre, esposo da amiga Priscila e pai do pequeno Samuel.

A morte dele ocorrida na noite do dia 01/03/2012 em uma parada de Cachoeirinha ainda dói muito e a tristeza de perder-lo e não o ter conosco, deixa um vazio que somente o SENHOR JESUS pode preencher.

Olhar nos olhos da Priscila, a esposa sem seu amado ao seu do seu lindo e maravilhoso filho Samuel sem o pai e dizer a eles "agora ele está melhor, pois está no céu com o senhor Jesus" ajuda a confortar, mas não substitui a presença e a falta que ele fará.

Não quero o mal destes bandidos, quero que eles conheçam o amor de JESUS por eles, reconheçam seus erros e mudem de vida.

Frase dele:
"Músico Levita - não é aquele que somente toca seu instrumento, mas sim, serve na casa de Deus!"

Descansa em paz BOM AMIGO e aproveite o céu!!!

DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS E DEVEMOS VIVER TOTALMENTE NA DEPENDÊNCIA DA VONTADE DE DEUS!!!