SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 26 de março de 2012

MAIS ASSASSINATOS PELO RS

ÁLISSON COELHO, ZERO HORA 26/03/2012

IGREJINHA - CRIME EM FAMÍLIA. Homem é preso por matar a mãe

Um homem é suspeito de ter matado a mãe com um tiro de espingarda na manhã de ontem. O crime aconteceu na localidade de Rochedo, interior de Igrejinha. Celma Lazaretti, 79 anos, estava sozinha em casa com o filho quando foi atingida por um tiro. Ela morreu no local, por volta das 11h. Vizinhos ouviram o disparo. Logo em seguida, Luiz Sérgio Lazaretti, 52 anos, saiu para procurar ajuda, afirmando que havia atingido acidentalmente a mãe. De acordo com o delegado Ivanir Luiz Moschen Caliari, ele apresentava sinais de embriaguez:

– Ele afirmou que estava limpando a arma, quando ela acidentalmente disparou. No entanto, analisando o local onde ele disse estar sentado, e o ponto onde a vítima foi atingida, essa hipótese não se sustenta muito.

Sem antecedentes criminais, Lazaretti foi preso em flagrante por homicídio e encaminhado à penitenciária de Taquara. Ele também foi indiciado por porte ilegal de arma.

Outras mortes

- Esteio – Uma briga de vizinhos terminou com a morte de Luiz Fernando da Silva, 40 anos, às 19h40min de ontem, na Vila Ezequiel. Conforme testemunhas, Silva teria invadido a casa de Enio Bendena, 41 anos, e tentado agredir a mulher dele. Bendena teria reagido com dois tiros.

- Porto Alegre – Um homem identificado como Rodrigo Dias Moreira foi morto com pelo menos quatro tiros pouco antes das 5h de ontem, no bairro Itu Sabará, na Zona Norte.

- Porto Alegre – Pâmela Alves da Silva, 20 anos, foi executada a tiros dentro de casa, na Rua Evangelista, bairro Restinga, na noite de sábado.

- Porto Alegre – Um garoto de 17 anos foi morto às 9h de ontem no bairro Mario Quintana. Fábio da Silva Pereira foi atingido por seis tiros de calibre 38 por dois encapuzados.

- Rolante – Anderson Giovane da Silva, 37 anos, foi morto a facadas na noite de sábado. Enteado da vítima, Maikon Eluan Silva da Rosa, 22 anos, foi preso em flagrante por suspeita de ter cometido o crime.

- Vera Cruz – Mário José Konrarth, 65 anos, foi morto com cinco tiros na noite de sábado dentro de casa. Embora dois homens tenham roubado o carro dele, a principal hipótese investigada pela Polícia Civil é de execução.

Nenhum comentário: