SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito à Segurança Pública, de interesse público envolvendo a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades.

sábado, 30 de junho de 2012

BANDIDO COM PISTOLA E REVOLVER É MORTO EM ASSALTO

CORREIO DO POVO, 30 DE JUNHO DE 2012

NOVO HAMBURGO - Assalto termina com bandido morto


Criminosos invadiram a prefeitura, entraram em confronto com vigilantes e fugiram levando um malote
Crédito: cristiano estrela


Um assaltante morreu ontem em confronto com vigilantes de um carro-forte que abasteceriam um caixa eletrônico, no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry, onde fica a sede da Prefeitura de Novo Hamburgo. Outros três criminosos fugiram em direção ao bairro Canudos, levando pelo menos um malote. Dois comparsas aguardavam os bandidos em um Honda Civic, de cor prata, e um Toyota Corolla, de cor preta. Policiais do 3 BPM realizaram buscas pela região.

O caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos, do Deic, de Porto Alegre, que mandou uma equipe a Novo Hamburgo. O delegado Juliano Ferreira disse que a quadrilha portava pistolas e fuzis. "Eles tinham informações privilegiadas e sabiam a rotina do local", avaliou, acrescentando que a identificação do bandido morto poderá permitir que se chegue ao restante da quadrilha. "O assaltante fugiu para o lado errado, talvez já baleado, e ficou encurralado", observou. Segundo Ferreira, o criminoso portava uma pistola calibre 380 e havia tomado um revólver calibre 38 de uma das vítimas.

O carro-forte havia sido estacionado próximo a uma das entradas do prédio, por volta das 9h. Três vigilantes desceram e, ao entrarem no saguão, foram atacados. Um dos seguranças que vinha atrás reagiu e ocorreu o tiroteio. Os servidores procuraram se proteger dos tiros, que atingiram as paredes, os vidros da porta de entrada e o carro-forte. Um dos vigilantes teve ferimentos leves, devido aos estilhaços do vidro da porta.

Comandante interino do 3 BPM, o capitão Adriano Zanini revelou que os bandidos estavam no prédio antes da chegada do carro-forte. Eles entraram com o armamento dentro de uma caixa, que foi abandonada em um banheiro. Dois guardas municipais foram rendidos antes da abordagem aos vigilantes. Após a fuga da quadrilha, o prédio, de dez andares, foi isolado e a Brigada Militar fez duas varreduras no local. Os servidores saíram do Centro Administrativo. O prefeito Tarcísio Zimmermann considerou audaciosa a ação da quadrilha. "O que nos deixou surpresos foi a tentativa de assaltar um local que é bem protegido. Felizmente, servidores e seguranças não se feriram", declarou.


ERECHIM

Assaltante morre em acidente

Depois de furtar uma moto em uma residência no interior de Erechim, um homem morreu ao se envolver em um acidente no km 61 da ERS 135, ontem à tarde. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o criminoso trafegava com a Honda roubada, no sentido Erechim-Passo Fundo, e bateu na lateral de uma carreta e depois colidiu contra outro caminhão. O homem morreu no local.
Postar um comentário