SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DESARTICULADA QUADRILHA QUE ROUBAVA CARRO

ZERO HORA 20/01/2013 | 14h28

Quadrilha envolvida em furtos e roubos é desarticulada em São Francisco de Paula. Grupo estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência da Brigada Militar

Quatro homens e três adolescentes foram detidos pela Brigada Militar (BM) com armas, munição e um carro roubado na Serra gaúcha. O flagrante aconteceu na noite de sábado em uma moradia no acesso ao Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula. O grupo é suspeito de cometer uma série de roubos e furtos na região.

De acordo como o sargento da BM Edson Arantes Azambuja Mello, a quadrilha começou a ser desarticulada depois que um roubo de veículo foi registrado em Igrejinha, na madrugada de sábado.

Quatro homens armados e usando lenços no rosto abordaram o motorista de um Peugeot 207 na RS-115. A vítima foi agredida e os ladrões fugiram com o carro. Informações apontaram que a quadrilha havia seguido para São Francisco de Paula.

Policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) fizeram buscas e encontraram os homens e três menores dentro de uma casa usada para o tráfico de drogas. Na moradia, os PMs apreenderam duas espingardas calibre 12, um revólver calibre 22, uma pistola, duas toucas ninja, três fardas camufladas do Exército e munição, além de uma pequena quantidade de cocaína e crack.

Os suspeitos admitiram o roubo do Peugeot e indicaram onde haviam escondido o carro: uma estrada próximo ao Parque da Cachoeira, entre Canela e São Francisco de Paula. Conforme Azambuja, os menores e os adultos são suspeitos de cometer uma série de furtos de veículos na cidade.

Uma das espingardas apreendidas, por exemplo, havia sido furtada na madrugada de sábado em uma propriedade rural na localidade da Várzea do Cedro, no interior de São Francisco. A polícia suspeita que duas motos e um Fusca furtados recentemente em São Francisco e ainda não recuperados teriam sido levados pelo bando.


PIONEIRO
Postar um comentário