SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MILITAR É MORTO EM ASSALTO

ZERO HORA 31 de janeiro de 2013 | N° 17329

CRIME EM VIAMÃO. Militar da reserva é morto em assalto


Um militar reformado foi morto durante assalto próximo à parada 56, em Viamão, na noite de terça-feira. Elias Soares Lindeman, 55 anos, era 3º sargento do Exército e, atualmente, trabalhava no Fórum de Viamão.

Com o caso, são pelo menos oito latrocínios (roubo com morte) nas 19 maiores cidades da Região Metropolitana e no Vale do Sinos somente neste ano. A média é superior a um caso a cada quatro dias.

Segundo relato de testemunhas à polícia, Lindeman estacionou o carro em frente a um açougue quando foi abordado por pelo menos três homens. Um deles disparou no peito da vítima, que foi levada ao Hospital de Viamão, onde morreu horas depois. Os criminosos levaram o Uno e um revólver calibre 38 do militar. Antes de fugir, ainda assaltaram o açougue.

Suspeitos foram abordados e presos após o crime

Poucos metros adiante, o Uno foi interceptado por uma viatura do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Paulo de Oliveira, 32 anos, e Júlio Cesar Ribas Machado, 28 anos, estavam foragidos do regime semiaberto. Com eles, estava Mauricio Saldanha dos Santos, 24 anos.

– Tudo indica que houve latrocínio, afinal fugiram com bens da vítima. Eles foram presos em flagrante – informou o delegado da 2ª Delegacia da Polícia Civil de Viamão, Édison Frade.

A polícia acredita que um comparsa do trio conseguiu fugir. Na delegacia, segundo Frade, o trio não quis prestar depoimento. Conforme o comandante do 18º BPM, tenente-coronel José Luis Ribeiro Paz, Lindeman fazia parte do Corpo Voluntário de Militares Inativos da cidade.

– Conseguimos identificar os criminosos por câmeras de segurança do posto de combustível ao lado do açougue. Recuperamos a pistola, carro e dinheiro levados do estabelecimento – disse o tenente-coronel.


Crime repetido. Dois casos registrados em menos de uma semana

- No sábado, o estudante de Engenharia Mecânica Vinicius da Rosa de Oliveira, 25 anos, foi morto no centro de Porto Alegre. Ele foi abordado por assaltantes ao sacar dinheiro para pagar um estacionamento.


Postar um comentário