SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NO CENTRO DE PORTO ALEGRE, ESTUDANTE É MORTO AO SACAR DINHEIRO

ZERO HORA 28 de janeiro de 2013 | N° 17326

NO CAIXA ELETRÔNICO

EDUARDO TORRES

PORTO ALEGRE - O estudante de Engenharia Mecânica Vinicius da Rosa de Oliveira, 25 anos, faria hoje entrevista para estágio em uma empresa no Polo Petroquímico de Triunfo. Poderia ser o início de uma carreira promissora, de um jovem preparado para encarar a nova fase em sua vida, mas a oportunidade foi cortada de forma estúpida.

Ainda estava claro no Centro de Porto Alegre, por volta das 20h30min de sábado, quando o universitário da Unisinos tornou-se mais uma vítima de assaltantes em 2013. Sete pessoas já foram assassinadas em latrocínio, roubo com morte, nas 19 principais cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos (houve um latrocínio em Passo Fundo, que seria o oitavo). Uma média de um caso a cada quatro dias, e mais do que o dobro registrado no ano passo em todo o mês de janeiro – três casos.

Oliveira foi encontrado pela Brigada Militar ainda agonizando próximo à porta, dentro da seção de autoatendimento do Itaú da Avenida dos Andradas. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O autor do crime foi identificado, e PMs fizeram buscas pela região, sem sucesso.

Faca de cozinha foi a arma empregada por assaltante

O jovem havia deixado o apartamento da namorada, a menos de 50 metros da agência bancária, e voltaria aquela noite para Canoas. Teria feito uma parada no caixa eletrônico para sacar o dinheiro com que pagaria o estacionamento de sua motocicleta. De acordo com a delegada Vandi Tatsch, havia uma mulher e um homem dentro da agência no momento em que Oliveira entrou. A mulher teria sacado e, quando saía, ouviu o barulho. Em seguida, viu um homem, que até então estava próximo aos caixas eletrônicos, sair correndo.

Com uma faca de cozinha, o criminoso desferiu um golpe no coração de Oliveira. A arma ficou no local. Os investigadores da 17ª DP não sabem se a vítima resistiu ao ataque do assaltante.

Testemunhas foram ouvidas ainda na noite de sábado, e outras prestarão depoimento a partir de hoje. A delegacia deve analisar ainda imagens do circuito interno do banco. Mas a Polícia Civil confirma que o suspeito, já identificado, tem antecedentes por roubo a pedestres no Centro.

BR-116 - Policiais trocam tiros com ladrões de carro

Ladrões de carro e policiais rodoviários federais trocaram tiros na BR-116, em Canoas, na madrugada de sábado.

Os assaltantes roubaram um Voyage prata no Centro de Esteio, durante ataque a uma residência. O veículo foi visualizado pelos policiais no km 260, com os faróis desligados e quatro homens dentro. Quando os policiais tentaram a abordagem, iniciou-se a perseguição policial.

Depois de alguns quilômetros, o veículo entrou em uma rua sem saída, e os ocupantes atiraram nos agentes rodoviários, que revidaram. Conforme a PRF, os criminosos dispararam pelo menos nove vezes com uma pistola .380. Um dos tiros atingiu a viatura, mas ninguém ficou ferido.

Esgueirando-se pelo meio das casas, os bandidos conseguiram fugir.

LITORAL NORTE - Denarc prende oito

A Operação Expresso, do Denarc, resultou na prisão de oito pessoas (seis usuários e dois traficantes), na noite de sexta e madrugada de sábado, no Litoral Norte. Segundo o delegado Mario Souza, a namorada de um usuário conseguiu avisá-lo da operação por meio de uma mensagem no celular. O homem jogou o pote onde guardava maconha para o banco de trás no ônibus, mas foi denunciado pelos outros passage
Postar um comentário