SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito à Segurança Pública, de interesse público envolvendo a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PORTE ILEGAL DE ARMA

ZERO HORA ONLINE, 04/01/2013 | 03h38

PORTO ALEGRE - Taxista é detido por porte ilegal de arma. BM diz que esquema usava profissionais para levar armas e drogas da zona norte à zona sul


Brigadiano mostra material apreendido em taxi na madrugada desta sexta
Foto: Dani Barcellos / Especial


Um taxista foi flagrado portando uma pistola calibre 380 sem registro na madrugada desta sexta-feira em Porto Alegre, informou a Brigada Militar (BM). O caso aconteceu pouco depois da meia-noite na Rua Geraldina Batista, bairro Rubem Berta, Zona Norte.

O passageiro do taxi também foi levado à delegacia. Com ele, foi encontrada uma pistola 9mm, de uso restrito das Forças Armadas. Além da arma, o passageiro levava um carregador de submetralhadora e munições.

Conforme o sargento Carlos Alberto Pinto de Oliveira, do 20º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área, o flagrante ocorreu em operação para desarticular um esquema de transporte de armas e drogas de pontos de tráfico da zona norte da Capital para pontos de tráfico da Zona Sul.

— Temos informações de que taxistas do Porto Seco fazem transporte de armas e outros ilícitos para bocas de fumo da Zona Sul — disse o sargento.

O taxista apreendido tem ponto em frente ao complexo cultura que sedia o Carnaval de Porto Alegre, no bairro Rubem Berta.

Outra apreensão de arma ilegal

Cerca de duas horas depois do primeiro flagrante, outro caso de porte ilegal de arma em taxi foi registrado pela BM em Porto Alegre. Foi no Beco dos Coqueiros, bairro Jardim Itu Sabará, também na Zona Norte. O passageiro foi apreendido com um revólver calibre 22. O nome dos envolvidos não foi divulgado pela Polícia Civil. Até as 3h30min desta madrugada, os casos ainda eram registrados na 3ª Delegacia de Pronto Atendimento, bairro Navegantes.

Postar um comentário