SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ASSALTOS E ASSASSINATOS NO RS


ZERO HORA 06 de fevereiro de 2013 | N° 17335

PORTO ALEGRE - Capital sofre oito assaltos em 48 horas

Em apenas 48 horas, pelo menos oito assaltos a postos de combustíveis foram registrados em Porto Alegre. Seis deles entre a madrugada e a tarde de segunda-feira. Só em uma das ações, os bandidos acabaram presos. Anderson Luiz Bandeira Pereira, 18 anos, e Daniel Ferreira de Oliveira, 19 anos, foram identificados pelas câmeras de vigilância do posto assaltado na tarde de segunda, localizado na parada 24, no bairro Lomba do Pinheiro. Em um dos assaltos, à 1h de segunda-feira, pelo menos cinco homens renderam o segurança e uma cozinheira da loja de conveniências de um posto da Avenida Borges de Medeiros. O bando ficou dentro da loja por mais de uma hora. Nesse período, colocou uma lona plástica preta na frente do estabelecimento, para dificultar a visualização de quem passava pelo lado de fora.

NOVO HAMBURGO - Três assassinatos

Por volta das 7h de ontem, dois homens foram encontrados mortos a tiros em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Tiago da Silva Natel, 28 anos, e Marciano Theobald Leal, 27 anos, estavam em uma moto, no bairro Santo Afonso, quando foram atacados. Depois de mortos a tiros, tiveram a moto roubada – ela foi recuperada pela Brigada Militar cerca de uma hora após o crime. A polícia não descarta a possibilidade de latrocínio (roubo com morte), mas a maior probabilidade é de que eles tenham sido executados. Os dois cumpriam pena por homicídio no regime semiaberto. Mais cedo, no mesmo bairro, o corpo de Moisés Borges Ferraz, 38 anos, foi encontrado. Ele estava desfigurado e teve o crânio esmagado a pedradas. A polícia não tem suspeitos.

VENÂNCIO AIRES - Garota assassinada

Uma jovem de 16 anos foi encontrada morta em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, às 23h30min de segunda-feira às margens da RS-453. A Brigada Militar recebeu uma denúncia de que havia ocorrido uma briga entre duas mulheres. O corpo de Joice Franciele dos Santos foi achado caído no acostamento. A jovem foi atingida por golpes de faca.


PASSO FUNDO - Homem atira em carro e deixa quatro feridos

A tentativa de homicídio contra um homem, em Passo Fundo, no norte do Estado, deixou quatro pessoas feridas na noite de segunda-feira. A polícia tenta identificar o atirador. O crime aconteceu por volta das 22h, na Rua São Domingos, no bairro São Luiz. Jaderson Tibola da Silva entrava na garagem da casa em que mora, com o carro, um C4, quando um homem se aproximou e começou a atirar. Para tentar fugir, Silva acelerou o carro em marcha a ré e invadiu uma casa do outro lado da rua. Depois de disparar cerca de 15 tiros, o criminoso entrou em um Vectra preto, onde outro homem o aguardava, e fugiu. As três passageiras do veículo tiveram ferimentos graves e estão internadas em hospitais de Passo Fundo. Lilian Mezzomo, que estava no banco da frente, foi baleada no braço direito. Carina Fachineto foi ferida por quatro tiros nas costas. Carla de Medeiros, atingida por um tiro na cabeça, está no CTI do Hospital da Cidade. Silva foi atingido por um tiro na perna. Ele foi medicado no Hospital São Vicente de Paulo e liberado. Esta é a segunda tentativa de homicídio que ele sofre. A polícia suspeita que o crime seja um acerto de contas.

ARROIO DO TIGRE - Jovem assassinado é atirado em penhasco

A Polícia Civil investiga a morte de um jovem de 28 anos em Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo. O corpo de Tiago Luiz Puntel foi encontrado na segunda-feira no pé de um penhasco. Segundo os investigadores, o jovem, funcionário de uma escola estadual, foi morto por um adolescente de 17 anos, com quem ele mantinha um relacionamento. O rapaz confessou à polícia que efetuou quatro disparos de arma de fogo e depois atirou o corpo no penhasco.




Postar um comentário