SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

CLIENTE VIRA ESCUDO HUMANO DURANTE ASSALTO A BANCO

ZERO HORA 16 de fevereiro de 2013 | N° 17345

ASSALTO A BANCO. Cliente vira escudo humano durante ataque em Imigrante

Bandidos levaram o dinheiro dos caixas da agência localizada no centro da cidade do Vale do Taquari



A pequena Imigrante, cidade com pouco mais de 3 mil habitantes, no Vale do Taquari, viveu momentos de pânico ontem. No início da tarde, a agência do Banrisul do Centro foi assaltada por quatro pessoas fortemente armadas. Segundo o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da região, o bando tinha experiência neste tipo de prática criminosa.

De acordo com a polícia, os bandidos renderam uma cliente e ameaçaram cinco funcionários e outras pessoas que estavam no banco. Testemunhas afirmam que os criminosos, além de estar com armas, usavam toucas. Na saída, teriam levado também coletes à prova de balas de seguranças da agência. A cliente rendida foi usada como escudo humano para entrar no estabelecimento pela porta giratória.

Sem conseguir abrir o cofre em razão da programação eletrônica, os bandidos optaram por recolher o dinheiro dos caixas e também dos terminais de autoatendimento. A quantia roubada não foi revelada.

Para a fuga, foi utilizado um Focus prateado, roubado em Caxias do Sul. Pelo menos um disparo de arma de fogo foi ouvido após a saída do carro.

Depois de deixar a cidade, o grupo abandonou o veículo em uma estrada de chão batido localizada em Boa Vista do Sul e teriam seguido viagem em um Fiesta, também prata.

A polícia montou barreiras nas principais estradas da região, mas até o final do dia não tinha pistas dos assaltantes. Mais de cem policiais foram mobilizados na busca. Até um helicóptero fez voos pela região.

Como nos demais assaltos a agências bancárias, os criminosos escolheram uma cidade com poucos policiais. Em Imigrante, apenas duas pessoas formam o efetivo. A delegacia fica a cerca de 200 metros do banco.

Segundo a assessoria do Banrisul, nenhum funcionário ou cliente ficou ferido durante a ação.

A delegacia de polícia de Estrela está encarregada da investigação. Não há suspeitos e as buscas deverão se estender durante o sábado.

RAFAEL DIVERIO
Postar um comentário