SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CRIMINALIDADE NO RS

ZERO HORA 04 de fevereiro de 2013 | N° 17333

PORTO ALEGRE - Morto em casa com mais de 10 tiros

Eduardo Pedroso Ottoni, 34 anos, o Bozo, foi morto com mais de 10 tiros, dentro da própria casa, no bairro Lami, às 5h de sábado. Segundo o titular da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Gabriel Bicca, a vítima dormia com a mulher quando homens invadiram a casa na Rua Otávio José Pinto. Bozo tinha antecedentes por tráfico, porte ilegal de arma e tentativa de homicídio, segundo a polícia. O delegado afirmou que ele vivia na Cohab Cavalhada, mas se refugiou no Lami havia algumas semanas.


PORTO ALEGRE - Jovem é morto no Jardim Botânico

Um soldado do 9º Batalhão da Polícia Militar teria matado um jovem em uma suposta reação a assalto, na Rua Buenos Aires, no Jardim Botânico, na Capital, na noite de sexta-feira. Baleado, o rapaz morreu no local. De acordo com a Brigada Militar, o PM estava de folga e conduzia um Logan quando teria sido abordado em uma sinaleira. O suposto assaltante estaria carregando um revólver calibre 22, e o PM, um 38.


SANTO AUGUSTO - Casal de namorados é morto a tiros

A polícia deve pedir a prisão preventiva do principal suspeito do duplo homicídio ocorrido em Santo Augusto, no noroeste do Estado, na madrugada de sábado. Paulo Isidoro Correa de Moura da Silva e a namorada Eliane Schio foram mortos a tiros. A suspeita é que o crime tenha tido motivação passional. Eliane já havia registrado queixas contra um ex-namorado com quem rompeu o relacionamento de 11 anos no final de 2012, após ter sido agredida por ele.


LITORAL NORTE - Sinal de iPod ajuda a prender criminoso

Por meio do sinal de localização emitido por um iPod furtado, na madrugada de ontem a Brigada Militar prendeu um criminoso e recuperou cerca de R$ 40 mil em dinheiro, joias, 10 notebooks, eletrodomésticos e até roupas levados por ladrões no Litoral Norte. Diego Jacob Brehm Silveira, 28 anos, foi autuado em flagrante por receptação e será investigado – a polícia quer saber se ele participou de ataques a residências de Capão da Canoa e Xangri-lá. Parte das vítimas compareceu ainda ontem à Delegacia de Capão da Canoa. Segundo agentes, um grupo de pelo menos oito pessoas fez uma salva de palmas aos policiais quando viram Silveira sendo conduzido à Penitenciária Modulada de Osório.


PORTO ALEGRE - Filho de líder de gangue é executado
O filho mais novo da líder da Gangue da Gorda, Rozane Helvinger, morreu ao ser atingido por quatro tiros em um ônibus da linha Restinga, na Capital, às 19h30min de sábado. Paulo de Tarsi dos Santos Helvinger, 17 anos, foi baleado na cabeça, no pescoço, no peito e nas costas. De acordo com o titular da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Gabriel Bicca, testemunhas confirmaram que o jovem teria se envolvido em uma discussão dentro do veículo. Minutos depois, na Avenida Juca Batista, no bairro Espírito Santo, dois homens numa moto encostaram ao lado do ônibus e mandaram o motorista estacionar. Ele foi obrigado a abrir as portas traseiras. Um dos homens entrou no coletivo e disparou contra a vítima. Na sequência, a dupla fugiu em direção ao bairro Serraria.

Família dizimada - Em janeiro de 2009, Rosiele dos Santos Helvinger, 20 anos, filha de Rozane, conhecida como Gorda, foi assassinada a tiros na porta de casa. Na época, a polícia apontou que a filha de Gorda morreu no lugar da mãe, a mando dos líderes da gangue rival. Em fevereiro do mesmo ano, Rozane foi presa na Vila Castelo, no bairro Restinga, acusada de tráfico. A líder da gangue rival de Gorda também acabou presa um dia depois. Em julho de 2010, os outros dois filhos de Gorda foram atacados. Israel Helvinger foi executado. Paulo de Tarsi, na época com 15 anos, ficou ferido.



Postar um comentário