SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

MANCHAS NO CENTRO HISTÓRICO

O SUL, 28/02/2013

WANDERLEY SOARES


O que deveria ser modelar está fora de controle

Não convém aos estrategistas do policiamento ostensivo de Porto Alegre e da Região Metropolitana sequer lembrar do linchamento até a morte de um homem, fato ocorrido segunda-feira última nas proximidades do Mercado Público, da prefeitura e da Praça XV, cartões postais da cidade que prepara suas vestes para receber uma ponta da Copa. Unido este episódio ao aumento dos índices de criminalidade em todo o Estado, todo o discurso do governo da transversalidade com territórios e mães da paz, além do prenúncio e anúncio da polícia científica e humanística, deságua num vazio. Tenho apontado, como um humilde marquês, aqui da minha torre com meus conselheiros, que o Centro Histórico deveria ser modelo e local de ensaios de projetos de segurança pública, se é que eles existem. Pois é no Centro Histórico que, na área cultural, aparece o Museu Júlio de Castilhos, cuja fachada é uma imundícia, onde o trânsito é uma bagunça sem fiscalização, onde o viaduto Otávio Rocha, na Borges de Medeiros, está entregue a marginalizados e a marginais, a vândalos e a assaltantes. É no Centro Histórico, sem policiamento, que um homem foi espancado, apedrejado e morto


Crime e castigo

No final da tarde de terça-feira, três bandidos, num carro roubado, entraram em confronto com policiais militares em Sapucaia do Sul. Um dos assaltantes foi preso, um fugiu e o outro foi morto no tiroteio. Na tentativa de fuga, o carro conduzido pelos bandidos atropelou uma criança, que não chegou a receber ferimentos de grande gravidade


Quadrilha

A Polícia Civil desarticulou no Vale do Sinos uma quadrilha que assaltava residências de luxo na Serra Gaúcha. Quatro homens foram presos na operação realizada ontem na Vila Coreia, em São Leopoldo. De acordo com os policiais, os assaltantes faziam um levantamento sobre as vítimas monitorando os horários de movimento nas residências. Foram apreendidos três carros, duas motos e eletrodomésticos.


Câmeras

As câmeras de vigilância do Ciosp não são confiáveis. Algumas não têm controle direcional e são parcialmente controláveis devido sua lentidão


Adolescente

Agentes do Denarc prenderam, no final da manhã de ontem, um adolescente de 17 anos na rua da Tuca, bairro Partenon, no conhecido ponto de tráfico do Campo da Tuca. Com o jovem, os policiais encontraram 37 pedras de crack embaladas e 26 buchas de cocaína. Conforme a polícia, o rapaz foi abordado a 300 metros da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Albuquerque.


Bom senso

Seis torcedores do Corinthians conseguiram uma liminar junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo para ter o direito de assistir a partida contra o Milionários no Pacaembu pela Copa Libertadores. Onde estava o bom senso do magistrado ao tomar esta decisão?

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - O assassinato no Mercado Público, um centro histórico e postal do RS, repete o clamor dos moradores e comerciantes de Porto Alegre sobre a ausência do policiamento ostensivo preventivo e permanente, além de revelar que o sistema de monitoramento é inútil sem a vigilância de agentes preparados e atentos às telas. 
Postar um comentário