SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

OITAVA NOITE DE ATAQUES EM SC

ZERO HORA 08/02/2013 | 03h32

Oitava noite de ataques tem ônibus incendiado em São José, na Grande Florianópolis. Coletivo foi atacado no Bairro Ipiranga.



Coletivo foi queimado na Rua Otto Julio Malina, bairro IpirangaFoto: Caio Marcelo / Agencia RBS


Criminosos voltaram a incendiar ônibus na Grande Florianópolis. Na noite desta quinta-feira, por volta das 20h30min, um coletivo foi queimado no Bairro Ipiranga, em São José.

Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar ainda estavam no local, na Rua Otto Julio Malina. Uma multidão de moradores acompanha de longe a cena. Ainda não há detalhes sobre o atentado.

A Grande Florianópolis estava sem ataques a ônibus desde terça-feira, quando um coletivo foi incendiado no Morro da Caieira do Saco dos Limões.

Entre a noite da quarta-feira até a madrugada desta quinta-feira foram registradas oito ocorrências pelo Estado. Veículos foram incendiados e policiais foram alvo de atentados.

O caso mais recente de atentado foi registrado pela PM por volta das 6h27 desta quinta-feira em São João Batista. Dois homens teriam ateado fogo em um ônibus de uma banda de música. O veículo estava estacionado em frente a casa do proprietário e o incêndio foi controlado por vizinhos. Ninguém foi preso.

Com o registro de dois atentados, Brusque entrou na lista dos ataques em SC. Por volta da 01h15min, de quinta-feira, um automóvel foi incendiado, na Rua Ernesto Appel, no Bairro Azambuja. Na noite da quarta-feira, um ônibus foi incendiado na Rua Lauro Muller, no Centro da cidade.

Por volta da 1h20min desta quinta-feira, um ônibus foi incendiado nas margens da BR-282, em Bom Retiro. O veículo estava estacionado em frente a uma churrascaria no km 130. Testemunhas disseram à Polícia que viram dois homens em uma moto saindo do local. O Corpo de Bombeiros foi chamado e controlou o incêndio. O ônibus ficou parcialmente destruído, bem como parte da cobertura da churrascaria. Não foram localizados suspeitos.

Em Garuva, um veículo particular foi incendiado. A ocorrência foi por volta das 2h30min desta quinta. PM e Bombeiros foram acionados pelo proprietário. Ninguém foi preso.

Um caminhão pegou fogo no começo da madrugada desta quinta-feira, em uma lateral da estrada Anaburgo, no bairro Vola Nova, zona Oeste de Joinville.

Por volta das 2h desta quinta-feira, o carro de um policial foi atingido por um coquetel molotov. A ocorrência foi no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis.

Em Navegantes, veículos que estavam em um ferro velho localizado às margens de BR-470, foram incendiados na madrugada desta quinta-feira. O fogo começou por volta da meia-noite.

Em Palhoça, um policial militar recebeu um tiro na perna em uma ação próxima ao Batalhão da PM, perto da 0h30min desta quinta-feira. A PM ainda não confirma que o caso tenha relação com os ataques.

Na quarta-feira, dia 6, por volta das 22h, a casa de um policial militar no Bairro São Vicente, em Itajaí, foi atingida por pelo menos 12 disparos de pistola calibre 9 milímetros, provavelmente por dois homens em uma moto, que fugiram.

No Extremo-Oeste, em São Miguel do Oeste, a PM registrou por volta das 2h30 incêndio em dois ônibus de transporte coletivo que estavam estacionados na Rua Procópio da Silva, Bairro São Sebastião. Os veículos estavam na frente da casa do proprietário. O Corpo de Bombeiros controlaram as chamas. Segundo a Polícia, rivalidade pode ter motivado o fato.


Foram registrados ocorrências em 24 municípios de SC 

15 — Joinville
11 — Florianópolis
7 — Itajaí
5 — Chapecó
4 — Camboriú
4 — Criciúma
3 — Tubarão
3 — Navegantes
2 — São Francisco do Sul
2 — Gaspar
2 — Jaraguá do Sul
2 — Palhoça
3 — São José
2 — Brusque
1 — Laguna
1 — Araquari
1 — Balneário Camboriú
1 — Maracajá
1 — Ilhota
1 — Indaial
1 — Blumenau
1 — Bom Retiro
1 — Garuva
1 — São João Batista
Postar um comentário