SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

REDES SOCIAIS AUMENTAM SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA?



ZERO HORA -02 de fevereiro de 2013 | N° 17331

DO LEITOR

A violência aumentou ou os casos têm mais visibilidade em redes sociais, o que provoca sensação de insegurança?

Atribuir a sensação de insegurança à divulgação nas redes sociais seria o mesmo que atribuí-la aos noticiários. As redes apenas são um meio mais abrangente.

Francisco Mirco

Não há sensação, na realidade a insegurança tomou conta da maioria dos brasileiros. Sem divulgação das redes sociais, presumo que tudo estaria pior.

Virgílio Melhado Passoni

Uma é consequência da outra, porém a insegurança origina-se da falta de atitude séria e comprometida dos governantes e nunca da divulgação.

Eloisa Menezes Pereira

Aumentou. Pela liberdade do consumo de drogas; pelo livre porte de armas e pela carência de meios repressores.

Claudiomar Freitas Vieira

A visibilidade quase online faz com que a sociedade fique sabendo de quase tudo, mas a gratuidade da violência aumentou.

Wanderlen Castanheira

Provavelmente as duas coisas. A visibilidade pelas redes sociais pode até combater a violência, pois o crime prefere se esconder, embora goste de informações.

José Silveira

Sensação de insegurança? Não. Temos na verdade a certeza da insegurança.

Alencar David

A falência das leis e dos gestores públicos que geram essa violência descabida que nos ronda diariamente, não importa se nas redes sociais ou no mundo real.

Janete Lucchesi Garbini

A insegurança em geral é conse- quência direta da impunidade, da falta de segurança, da falência dos presídios, da falta de valores, da droga, da criminalidade sem freios, da busca de dinheiro sem trabalhar etc.

José Álvaro Seibel

O aumento da criminalidade é consequência da impunidade e da inimputabilidade. Isso só vai parar quando aplicarem no Brasil o sistema penal chinês.

Milton Munaro

Aumentou muito e vai aumentar ainda mais graças à certeza da impunidade. Quem delínque ou infringe a lei tem mais garantias do que as vítimas.

Benjamin Barbiaro
Postar um comentário