SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SC: ESTUDANTE DO RS É MORTO EM ASSALTO

ZERO HORA 05/02/2013 | 11h51

Violência em SC

Estudante é morto em tentativa de assalto no Mirante da Lagoa, em Florianópolis. Marcelo Alves Nunes, 33 anos, cursava Direito e morava em Passo Fundo (RS)



Um estudante de Direito morador de Passo Fundo (RS) foi assassinado na madrugada desta terça-feira em Florianópolis. Segundo a polícia, Marcelo Alves Nunes, de 33 anos, parou de carro com um amigo no Mirante da Lagoa por volta das 2h30min. Eles foram abordados por três criminosos, sendo um deles armado. O trio teria pedido as chaves do veículo. Quando Nunes foi entregar, acabou baleado no peito e morreu no local.

As informações iniciais da polícia, com base no depoimento do amigo de Nunes, indicam que o rapaz tentou retirar um pen drive que estava junto às chaves do carro. Outra hipótese é de que o molho de chaves tenha ficado preso no bolso de Nunes. Os criminosos teriam entendido que seria uma reação ao assalto, e por isso um deles atirou. O trio fugiu do local por um matagal. Até por volta de 11h desta terça-feira nenhum dos envolvidos no crime havia sido localizado.

Ainda conforme a polícia, Marcelo Alves Nunes visitava amigos em Santa Catarina. O rapaz que estava com ele no momento do crime chegou a chamar uma ambulância do Samu, mas não foi possível socorrer a vítima.

O corpo de Marcelo está no Instituto Médico Legal de Florianópolis.

A investigação do caso está com o delegado da Delegacia de Homicídios, Adriano Almeida.


DIÁRIO CATARINENSE

Postar um comentário