SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TAXISTA DE 72 ANOS É MORTO A TIROS

ZERO HORA 19 de fevereiro de 2013 | N° 17348

ALVO DE LADRÕES

Um taxista foi encontrado morto por volta das 14h de ontem, na localidade de Passo da Estefânia, próximo à rodovia Santa Cruz do Sul-Pelotas (ERS-471), em uma das saídas de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. O corpo de Alcindo Teixeira da Rosa, 72 anos, apresentava marca de um tiro na cabeça.

Pela posição da bala, a polícia acredita que o passageiro do banco de trás tenha feito o disparo.

– Até o momento, não temos suspeitos. Mas iremos tomar depoimentos de vizinhos do seu ponto de táxi, como comerciantes e pessoas com quem ele costumava conversar – explicou o inspetor de polícia, Fernando Freitas.

A Polícia Civil trabalha com a possibilidade de latrocínio (roubo com morte), pois a carteira e o celular da vítima não foram encontrados no veículo. O resultado da perícia deve sair em 30 dias.

Rosa foi um dos criadores da Associação dos Taxistas da cidade, entidade da qual foi presidente durante dois anos. Ele entrou para o ramo depois de se aposentar. Seu ponto, onde era o único taxista, ficava em frente ao Hospital Santa Bárbara. Segundo colegas de profissão, Rosa geralmente trabalhava de dia e era uma figura conhecida da cidade. Ele deixa duas filhas.


Postar um comentário