SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VIOLÊNCIA NO RS

ZERO HORA ONLINE 06/02/2013 | 08h46


PORTO ALEGRE - Homem é morto a tiros no bairro Mont'Serrat

Vítima ainda não foi identificada pelo polícia. Um homem foi morto a tiros por volta das 8h da manhã desta quarta-feira na esquina da Avenida Mariland com a Rua Anita Garibaldi no bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre.  De acordo com a Brigada Militar, três homens efetuaram os disparos e fugiram em direção à Rua Tito Lívio Zambecari. A perícia está no local e a vítima ainda não foi identificada.



ZERO HORA IMPRESSA, 05/02/2013

VENÂNCIO AIRES - Jovem de 16 anos é encontrada morta em Venâncio Aires

O crime ocorreu por volta das 23h30min desta segunda-feira nas margens da rodovia Lajeado-Venâncio Aires (RS-453). A Brigada Militar recebeu uma denúncia de que havia ocorrido uma briga entre duas mulheres. Ao chegar no local, encontrou o corpo de Joice Franciele dos Santos caído no acostamento. A jovem foi atingida por golpes de faca no pescoço.  Buscas foram feitas nas imediações e Karine Joanella Berta, 19 anos, foi localizada próxima a rodovia. Em depoimento à polícia, teria confessado o homicídio, mas disse ter jogado a arma fora.  Ela foi para a delegacia e logo depois encaminhada ao presídio de Santa Cruz do Sul. A Polícia Civil ainda não sabe o que teria motivado a briga das jovens.


BOM RETIRO DO SUL - Encontrados mortos pai e dois filhos

Um crime revoltou moradores de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari. Conforme apontam investigações da Polícia Civil, um pai teria se enforcado após matar os dois filhos.Paulo da Rocha Santos, 41 anos, foi encontrado morto com as crianças – Leandro da Silva Santos, seis anos, e Bianca da Silva Santos, três anos – na noite de domingo. Segundo Mauro Mallmann, delegado substituto do município, elas moravam com a mãe em Fazenda Vila Nova e passavam o fim de semana com o pai.Como a residência ficou fechada durante o domingo, e as crianças teriam sido vistas pela última vez na tarde de sábado, a mãe entrou em contato com o Conselho Tutelar. A Brigada Militar foi acionada e, no final da noite de domingo, entrou na casa de Santos. Leandro e Bianca foram encontrados mortos em um quarto, com hemorragia intracraniana, resultante de uma pancada. O objeto que causou o ferimento ainda não foi identificado, e provavelmente elas tenham sido mortas enquanto dormiam. Em outro quarto, Santos estava enforcado.

– Ele deixou uma carta justificando que tomou a atitude porque as crianças estavam sofrendo muito, que ele não conseguia falar com elas o quanto gostaria. Ele disse que queria acabar com o sofrimento – comenta o delegado, a respeito da separação do casal, que teria ocorrido em meados do ano passado.

O motivo teria sido o fato de Santos ser alcoólatra (a ex-mulher já havia registrado uma queixa contra ele por agressão). Mallmann disse, também, que a mãe ainda não foi ouvida por não ter condições de prestar depoimento e que não trabalha com outra hipótese de autoria dos assassinatos.



Postar um comentário