SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

VIOLÊNCIA NO RS

ZERO HORA 12 de fevereiro de 2013 | N° 17341

DAVID CANABARRO - BANCO ARROMBADO

Uma agência bancária foi arrombada ontem em David Canabarro, no norte do Estado. Segundo a Brigada Militar de Marau, os bandidos invadiram o Banco do Brasil, no Centro. A polícia foi alertada da movimentação por moradores do prédio onde fica a agência, por volta da 1h30min. Quando estavam próximos ao local, os PMs viram um Punto fugindo.

Os moradores relataram que pelo menos oito homens invadiram a agência. Conforme a polícia, eles usaram um maçarico para abrir um dos caixas eletrônicos, mas fugiram sem levar o dinheiro. O maçarico e uma mochila com R$ 7,6 mil foram encontrados na agência. Os criminosos usaram um Doblò verde durante a ação.


MARILUZ - Bando é detido no Litoral Norte

Oito pessoas foram detidas em uma casa de Mariluz, em Imbé, com documentos falsos, cheques roubados e um veículo, também roubado, além de 27 gramas de cocaína e 50 gramas de maconha. A ação, articulada pela inteligência da Brigada Militar, teve início no sábado, em Gravataí, onde um homem de 24 anos foi autuado em flagrante com 557 munições de fuzis calibres 5.56 e 7.62 e pistolas .380, .40 e 9mm.

Foram encontrados um colete à prova de balas, toucas ninjas e carregadores para fuzis e pistolas. Graças às prisões na casa, os policiais descobriram que o possível líder do bando estaria no Litoral.


PORTO ALEGRE - Pacientes baleados em micro-ônibus

A polícia ainda apura as circunstâncias em que dois homens foram baleados dentro de um micro-ônibus quando eram levados para sessões de hemodiálise no Hospital Vila Nova, na Capital, por volta das 6h30min de ontem. Um deles foi atingido no peito e outro no ombro. Atendidos no HPS, os dois foram liberados algumas horas depois.

A principal suspeita é de que os tiros tenham sido consequência de um desentendimento de trânsito. O conflito seria entre o motorista do micro-ônibus e o de uma Parati, branca, que efetuou os disparos, na Avenida Cristiano Kraemer, no bairro Vila Nova, zona sul da Capital. O autor dos tiros fugiu sem que ninguém conseguisse anotar os dados do veículo.


SÃO LEOPOLDO - PM à paisana mata assaltante

Um bandido foi morto por um PM à paisana durante um assalto a uma farmácia, em São Leopoldo, na tarde de ontem. Com dois comparsas, ele chegou ao estabelecimento na Avenida São Borja, bairro Rio Branco, pouco depois das 16h.

De acordo com o delegado Reinaldo Zequinão Neto, enquanto um dos assaltantes ficou na porta e outro no andar térreo, o terceiro subiu ao segundo andar com cinco funcionários e o policial militar, que seria cliente. No momento em que o bandido começou a agredir o gerente do estabelecimento, o brigadiano reagiu e efetuou o disparo. O assaltante morreu no local.

As vítimas tiveram objetos levados pelos outros dois homens, que conseguiram fugir. O nome do PM que efetuou o disparo não foi divulgado.


Postar um comentário