SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

VIOLÊNCIA URBANA NO RS

ZERO HORA 02 de fevereiro de 2013 | N° 17331

Comissária aposentada é morta por assaltantes

RENATO GAVA

O nono caso de latrocínio (roubo com morte) na Região Metropolitana, este ano, ocorreu na tarde de ontem no bairro Sarandi, na Capital. A comissária da Polícia Civil aposentada Vanda Teles de Castro, 60 anos, foi assassinada com dois tiros por três homens interessados no carro dela, na Rua Raphael Zippin.

Segundo informações da Polícia Civil, assim que estacionou o Punto, a vítima foi abordada por um homem que desceu de um Palio verde roubado horas antes nas proximidades. Ao anúncio de assalto, Vanda teria reagido, disparando seis tiros com seu revólver calibre 38. Ela acabou atingida por dois disparos no peito.

Um médico, morador do condomínio em frente ao tiroteio, socorreu a aposentada, que morreu pouco tempo depois de ser levada ao Hospital Cristo Redentor. O atirador voltou ao Palio, onde comparsas o aguardavam, e fugiu.

– Vimos um vídeo de um condomínio próximo que mostra o assaltante correndo com a mão na barriga, mas não sabemos se ele queria esconder a arma ou se também foi atingido – disse um policial civil, que pediu para não ser identificado.

Nenhum pertence da aposentada foi levado. O Punto teve os vidros estilhaçados pelos disparos. Desde que se aposentou, Vanda estava ligada a festas carnavalescas e tinha uma empresa de segurança. O caso está sendo investigado pela 22ª Delegacia da Polícia Civil, que trabalha para tentar identificar os criminosos.


Tiroteio em fuga de blitz

Houve troca de tiros entre a Brigada Militar e homens que escaparam de uma blitz da Operação Balada Segura, na madrugada de ontem, no bairro Boa Vista, em Porto Alegre. Um homem que caminhava pelo local foi atingido no pé por uma bala perdida, mas foi socorrido.

Foram feitas rondas na região em busca do veículo New Fiesta, com placas de Arroio do Meio. No final da madrugada, o veículo foi encontrado.


Postar um comentário