SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 29 de março de 2013

ASSALTANTES DE BANCOS SÃO MORTOS EM SANTA CATARINA

ZERO HORA ONLINE, DIÁRIO CATARINENSE- 29/03/2013 | 09h18

Três homens são mortos durante tentativa de assalto a banco em Major Gercino, no Vale do Rio Tijucas, em SC. Dois integrantes da quadrilha de caixeiros conseguiram fugir e são procurados pela polícia


Agência teve os vidros quebrados durante a ação.Foto: Marcos Marcelino / Arquivo Pessoal

Juliano Zanotelli


Três assaltantes morreram durante uma tentativa de assalto a banco em Major Gercino, no Vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina. Outros dois integrantes da quadrilha conseguiram fugir e são procurados pela polícia. Segundo a Polícia Militar (PM), cinco homens tentaram assaltar a agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Joaquim Silvério, centro da cidade.

A quadrilha de caixeiros estava sendo investigada pela Diretoria Estadual de Invetigações Criminais (Deic). Na noite da quinta-feira, policiais ficaram de campana em casas próximas ao banco, pois tinham informação de que a agência seria assaltada.

Por volta das 3h30min, desta sexta-feira, os cinco chegaram ao banco em um veículo prata, com placas de Balneário Camboriú. Os policiais esperaram os homens iniciarem a ação para abordá-los.

Após quebrarem os vidros da agência, os homens começaram a se preparar para colocar dinamite para explodir o caixa eletrônico. Nesse momento, os policiais fizeram a abordagem.

Houve troca de tiros e três assaltantes foram atingidos e morreram na hora. Outros dois conseguiram fugir em direção ao mato. Um desses foi atingido, pois os policiais encontraram marcas de sangue no mato.

De acordo com o soldado da PM, Cleiton José da Silva, um dos mortos durante a ação já havia sido preso por assalto a banco. Os outros dois também têm passagens pela polícia. Os nomes não haviam sido divulgados até as 6h30min.

Com eles os policiais encontraram cinco pistolas e no bolso de um deles, balas de um fuzil 762, de uso restrito das Forças Armadas. A arma estaria com um dos dois caixeiros que fugiram.

Na troca de tiros casas próximas foram atingidas, mas nenhum morador ou policial foi atingido.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Brusque fez perícias no local, recolheu o explosivo e encaminhou os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Brusque.

As buscas devem seguir após a chegada da equipe do canil da Polícia Militar de Florianópolis.

Helicóptero da Polícia Civil de Florianópolis auxilia nas buscas.




Postar um comentário