SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 8 de março de 2013

BANDIDO SAQUEIA ÔNIBUS EM PLENA LUZ DO DIA

ZERO HORA - 08/03/2013 | 18h41

Em plena luz do dia

Assaltante ataca 14 pessoas dentro de ônibus da empresa Viamão. O criminoso fugiu levando todos os pertences que conseguiu



Ônibus executivo de Viamão é assaltado na esquina da Avenida Ipiranga com a Vicente da FontouraFoto: Lívia Stumpf / Agencia RBS

Renato Gava

Na tarde de hoje, em Porto Alegre, 14 pessoas foram atacadas dentro de um ônibus executivo da empresa Viamão. O criminoso fugiu levando todos os pertences que conseguiu.

- Ele foi violento, não chegou a colocar o revólver na minha cabeça, mas ameaçou me matar mais de uma vez - conta o motorista João Paulo Lemos, 33 anos.

O veículo saiu da Avenida Cristóvão Colombo, no Centro. O condutor não tem certeza se o assaltante saiu nesse local ou se foi pego ao longo do caminho. Na Avenida Ipiranga, perto do Ginásio da Brigada Militar, a luz de aquecimento do painel se acendeu. João Paulo estacionou o veículo. Um passageiro bem vestido, com cerca de 1,68m, 22 anos, branco, saiu do ônibus e puxou assunto.

- Ele desceu e perguntou o que estava ocorrendo. Expliquei que o ônibus tinha dado superaquecimento e, então, ele anunciou o assalto. De arma em punho, não permitiu que os passageiros descessem e me obrigou a arrancar de novo, mesmo com chance de o motor fundir - relata a vítima.

O ladrão obrigou o motorista a sair da rota e entrar na Rua Vicente da Fontoura, Bairro Santana. Rapidamente, coletou celulares, relógios, carteiras e outros bens dos 13 passageiros. Desceu e fugiu a pé pela Avenida Ipiranga, no sentido do Loteamento São Pedro. Como a empresa não deixa troco no caixa, levou pouco mais de R$ 50 das passagens - a tarifa é de R$ 5,60.


Postar um comentário