SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 18 de março de 2013

BANDIDOS ARMADOS TENTAM ASSALTAM CORONEL RR DA BM

ZERO HORA 18/03/2013 | 03h19

Ação e reação

PORTO ALEGRE - Homens armados tentam assaltar casa de coronel da reserva da Brigada Militar. 
Policial reagiu e trocou tiros com os criminosos, que acabaram fugindo do local

Homens armados tentaram assaltar a casa de um coronel da reserva da Brigada Militar (BM) no final da noite de domingo em Porto Alegre. O caso ocorreu por volta das 23h15min na Rua Machado de Assis, bairro Petrópolis.

Segundo informações da BM, o policial Francisco Antonio Mondadori Valle reagiu à ação, trocando tiros com os bandidos. A polícia não soube especificar quantos eram os criminosos, que acabaram fugindo do local em um veículo Renaul Clio cor prata. Ninguém ficou ferido.


Insegurança na Capital

PORTO ALEGRE - Em meia hora, dois postos de combustíveis são assaltados em Porto Alegre
As duas ocorrências foram registradas na Zona Norte no começo da madrugada


A segunda-feira começou com dois registros de assaltos a postos de combustíveis em Porto Alegre. Em meia hora, dois estabelecimentos da zona norte da Capital foram atacados por bandidos que fugiram a pé.

O primeiro caso ocorreu à 0h10min no Shell da Rua Dom Pedro II. Um homem invadiu a loja de conveniência e roubou R$ 50. Segundo a Brigada Militar, a atendente não soube informar se o ladrão estava armado.

O segundo, foi à 0h40min no posto BR da Avenida Farrapos, próximo a Rua Padre Diogo Feijó. Segundo funcionários do local, o criminoso estava armado e aparentava ter 50 anos. Ele anunciou o assalto e também levou R$ 50. A polícia faz buscas na região.


VIOLÊNCIA NA SERRA

CAXIAS DO SUL - Menino de 12 anos é baleado


A Polícia Civil de Caxias do Sul, na serra gaúcha, pretende intensificar hoje as investigações sobre as circunstâncias em que um garoto de 12 anos foi baleado, por volta das 20h de sexta-feira, no bairro Santa Fé.

De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, o adolescente levou um tiro no rosto quando estava na Rua Hermes Fontes. A bala atingiu o olho direito do adolescente, que se recupera em um quarto do Hospital Pompeia, após receber atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica. O pai afirma que o garoto foi vítima de bala perdida.

Ao ser ferida, a vítima estava acompanhada de amigos. Ele foi socorrido por um vizinho, que o levou ao hospital. Conforme o pai, o adolescente brincava na rua, quando “saiu um tiro do nada e pegou na cabeça dele”.

– Ele gosta de estudar e de brincar. Meus filhos estudam – disse o homem, que tem quatro meninos e uma menina.

Conforme o pai, já ferido, o garoto chamou pela mãe.

– Ele não caiu, saiu caminhando – relatou o homem.


ZERO HORA 17/03/2013 | 18h56

Homem é encontrado morto no bairro Diamantino, em Caxias. A vítima, que ainda não foi identificada, teria levado uma facada no abdômen

Um homem foi encontrado morto por volta das 17h deste domingo em Caxias. A vítima, que ainda não foi identificada, estava caída na Rua Barão do Amazonas, no bairro Diamantino. Conforme informações da Brigada Militar, o homem aparenta ter cerca de 30 anos e deve ter sido morto próximo do ponto onde foi encontrado, pois havia rastros de sangue na rua. Em princípio, acredita-se que a vítima foi morta com uma facada no abdômen.
Postar um comentário