SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 6 de março de 2013

BM PERSEGUE E PRENDE ASSALTANTES

ZERO HORA ONLINE - 06/03/2013 | 16h16

Assalto de joalheria acaba com um criminoso ferido e dois presos em Jaguarão. Homens foram surpreendidos pela Brigada Militar, joias e correntes de ouro foram recuperadas

Júlia Otero

Por volta das 14h20min desta quarta-feira, uma joalheria, no Centro de Jaguarão, foi assaltada por três homens armados. Eles fugiram levando uma quantia de dinheiro não revelada e joias. Durante a fuga, a Brigada Militar foi avisada e perseguiu os bandidos. Houve troca de tiros e um dos criminosos levou dois disparos, um no abdômen e outro no braço. Ele foi encaminhado ao Hospital de Jaguarão e está em estado regular. Os outros dois foram presos e serão encaminhado ao Presídio de Jaguarão.

O material roubado foi recuperado. Ainda não se sabe se o crime está conectado com outros da região:

— Por enquanto apenas sabemos que os indivíduos são de Pelotas. Vamos investigar para ver se são suspeitos de outros assaltos — explica a delegada Juliana Garrastazu Ribeiro.

As joalherias têm sido alvo frequente dos bandidos no Estado. Nos últimos cinco anos, foram registrados 150 assaltos. Um dos casos de maior repercussão foi o assalto à joalheria Coliseu no shopping Praia de Belas, na Capital em janeiro deste ano. Os criminosos deixaram um artefato que parecia ser uma bomba, o local chegou a ser isolado, mas foi provado que era falsa. Com aumento desse tipo de crime, a Polícia Civil criou uma equipe especializada em assaltos a joalherias e óticas.


Postar um comentário