SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 15 de março de 2013

CHACINA EM PIZZARIA EM SP


Pizzaria é invadida e quatro homens são mortos em Cotia. Dois homens invadiram o estabelecimento e dispararam tiros com uma espingarda calibre 12 contra o proprietário e três clientes

Breno Pires - O Estado de S. Paulo, 15 de março de 2013 | 7h 52


SÃO PAULO - Uma chacina em uma pizzaria, na noite desta quinta-feira, 14, em Cotia, Grande São Paulo, deixou quatro pessoas mortas. Dois homens invadiram o estabelecimento na Estrada dos Pereiras, no distrito de Caucaia do Alto, e dispararam tiros com uma espingarda calibre 12 contra o proprietário e três clientes. Duas vítimas faleceram no local e duas foram levadas ao pronto-socorro de Cotia, mas não resistiram. Os suspeitos foram presos.

Segundo a Polícia Militar, um homem encapuzado armado invadiu o local e efetuou os disparos. As vítimas foram o dono da pizzaria, Gleiner Quintanilha Silva, de 33 anos, irmão de um PM, e três clientes: Sidnei Lúcio da Costa, de 29, Adilson Freire de Araújo, de 35, e Carlos Alberto dos Santos, cuja idade não foi revelada.

Os suspeitos presos pela Polícia Militar são Tiago Rosa de Oliveira, de 26 anos, que teria atirado contra as vítimas, e Alessandro Mendes Ferreira, de 26, que conduzia a moto. Por volta das 5h, um terceiro homem, ainda não identificado, também foi detido, com a arma do crime. O caso ainda não foi encerrado.

Segundo testemunhas, o autor dos disparos e o dono da pizzaria eram inimigos.


Polícia apreende meia tonelada de drogas em bunker em Juquitiba. Local tinha vários cômodos e paredes grossas; o acesso só foi possível com a utilização de uma retroescavadeira

Breno Pires - O Estado de S. Paulo, 15 de março de 2013 | 8h 00



SÃO PAULO - Meia tonelada de drogas e mais de 30 armas de fogo foram apreendidas em um depósito subterrâneo em Juquitiba, na Grande São Paulo, a 78 km da capital, na noite desta quinta-feira,14, em operação da Rota.

O local, descoberto embaixo de uma casa na Rua Oswaldo Acursi, próximo ao km 320 da Rodovia Régis Bittencourt, parecia um bunker - abrigo antibombas muito usado nas guerras. Continha vários cômodos com paredes com grossas e o acesso só foi possível com a utilização de uma retroescavadeira.

Foram encontrados 424 kg de cocaína, 80 kg de crack e 6 kg de maconha. O armamento incluía oito fuzis, três carabinas, duas espingardas calibre 12, três submetralhadoras e 11 pistolas, de diversas marcas e calibres. A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial Central de Embu.

Veja a lista completa do material apreendido:

- 3 balanças de previsão

- 424 kg de cocaína

- 80 kg de crack

- 6 kg de maconha

- 25 kg de bicarbonato de sódio

- 9 revólveres de calibres e marcas diversas

- 11 pistolas de calibres e marcas diversas

- 3 submetralhadoras de calibres e marcas diversas

- 2 espingardas calibre 12, sem marca aparente

- 3 carabinas sem marca aparente

- 19 carregadores diversos

- 1 silenciador

- 8 fuzis, sendo 3 Colt M4 calibre 556, 3 AK 47 calibre 762, 1 calibre 556 sem marca aparente e um calibre 762 sem marca aparente.

Postar um comentário