SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 27 de março de 2013

ESQUARTEJADO E JOGADO EM AÇUDE

ZERO HORA 26/03/2013 | 21h03

CRIME BRUTAL

IRAÍ - Homem é esquartejado e jogado em açude de Iraí, no norte do Estado. 
Polícia investigava um desaparecimento quando encontrou o corpo.

Fernanda da Costa


O corpo de um homem foi encontrado esquartejado em um açude de Iraí, no norte do Estado, na tarde desta terça-feira. Um exame do Instituto-Geral de Perícias (IGP) deve confirmar a identidade da vítima, que a polícia acredita ser um homem desaparecido há cerca de um mês.

Segundo o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, a vítima teria sido morta com um golpe de faca no pescoço e, depois, esquartejada. O corpo foi encontrado em três sacos, deixados em um açude próximo à Linha Roncador, no interior do município. Assunção ainda relata que foram colocadas pedras junto aos sacos, para que o corpo afundasse na água. Os policiais demoraram cerca de três horas para encontrar e retirar os sacos do açude. O corpo foi localizado por volta das 17h, durante a investigação do desaparecimento de Aldori Antônio da Silva, 29 anos. A família registrou o sumiço dele no dia 25 de fevereiro.

— Acreditávamos que Silva tivesse sido morto e fomos cumprir um mandado de prisão preventiva de um suspeito, quando encontramos o corpo — explica o delegado.

Em depoimento à Polícia Civil, Celso Ferrareis, 32 anos, confessou ter matado de Silva. Ele foi preso preventivamente e encaminhado ao presídio de Frederico Westphalen. Conforme Assunção, ele deve responder por homicídio qualificado, que tem pena de 12 a 30 anos de prisão, e ocultação de cadáver.

— O irmão dele também é investigado por ocultação de cadáver e deve responder pelo crime em liberdade — completa.

Segundo ele, uma discussão envolvendo o consumo de bebida alcoólica teria motivado o crime. O suspeito e a vítima residiam na mesma residência. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Frederico Westphalen, para exame de DNA. O resultado deve ser divulgado em cerca de 60 dias, de acordo com o delegado.

OUTROS CRIMES


27/03/2013 | 05h55

NOVO HAMBURGO - Jovem é encontrado morto. Vítima, identificada como Tiago Wermeyer, tinha marcas de tiro

Um homem foi encontrado morto nesta madrugada em Novo Hamburgo. O corpo de Tiago Wermeyer, 24 anos, foi localizado na Rua Rudi Reis, no bairro São José, com marcas de tiro. Segundo a Brigada Militar, o jovem não tinha antecedentes criminais. A polícia foi chamada ao local após denúncia de moradores que ouviram barulho de tiros na região. Até o momento, ninguém foi preso.

PORTO ALEGRE - Posto de combustíveis é assaltado. Criminosos armados levaram R$ 400 do frentista

Quatro homens armados assaltaram o posto Schell localizado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua José de Alencar, no bairro Menino Deus, por volta da 1h20min desta quarta-feira. Os criminosos chegaram em um Corsa Sedan, anunciaram o assalto e fugiram levando R$ 400 do frentista. A polícia faz buscas pelo grupo.Segundo levantamento feito pela Rádio Gaúcha, mais de 120 postos foram assaltados na Capital desde o começo do ano.


PORTO ALEGRE - Carro roubado invade casa no bairro Cascata. Veículo havia sido levado em assalto na noite passada no bairro Menino Deus


Veículo acidentado foi roubado na noite de terça-feira na CapitalFoto: Bruno Alencastro / Agencia RBS


Um carro roubado invadiu uma casa na madrugada desta quarta-feira na Avenida Oscar Pereira, em Porto Alegre. O acidente aconteceu à 1h40min. Ninguém ficou ferido. Conforme a Brigada Militar, uma jovem de 16 anos foi apreendida no local. Os demais integrantes do veículo — um Toyota Etios — conseguiram fugir.












Postar um comentário