SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 13 de março de 2013

IDOSA E DOIS HOMENS SÃO EXECUTADOS NO RS E LÍDER DO TRÁFICO É PRESO

ZERO HORA ONLINE 13/03/2013 | 18h15

SABERI - Idosa é assassinada. Polícia investiga e suspeita que aposentada tenha sido morta por assaltante

Marielise Ferreira

O assassinato de uma idosa de 87 anos chocou a comunidade de Seberi, no norte do Estado. A polícia suspeita que ela tenha sido morta durante um assalto à sua casa.

Viúva, Josefa Zitkoski Ciganski, de 87 anos, morava sozinha numa pequena casa de madeira, na propriedade rural de parentes, na Linha Chico Domingos. Conforme familiares, a idosa costumava guardar em casa o dinheiro que recebia do INSS, o que pode ter atraído a atenção de ladrões. Um vizinho estranhou na manhã de quarta-feira, ao ver luz acesa e uma janela arrombada. Pela porta da casa, que estava aberta, ele viu a aposentada no chão do quarto, coberta por cobertores, e chamou a polícia.

O local foi isolado para perícia. A suspeita é que a idosa tenha sido sufocada com os cobertores, mas só a necropsia vai indicar a causa da morte. O quarto de Josefa estava revirado e o dinheiro que costumava guardar em casa desapareceu.  O delegado Cleomar Ferzola Correa, de Seberi, investiga o caso e deve ouvir vizinhos e familiares a partir de quinta-feira, para elucidar o caso.

13/03/2013 | 13h00

NOVO HAMBURGO - Dois homens são assassinados nesta madrugada. Irceu Junior Druzian, 45 anos, e Silverio Ferreira, 37 anos, foram baleados por arma de fogo

Dois homens foram assassinados na madrugada desta quarta-feira no bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu por volta das 2h na rua Senhor do Bomfim. Segundo a Brigada Militar, populares viram as vítimas baleadas no chão e acionaram a polícia. Os corpos de Irceu Junior Druzian, 45 anos, e Silverio Ferreira, 37 anos, foram encontrados um ao lado do outro.  A BM acredita que os homicídios tenham relação. Silverio estaria apenas de passagem na cidade para visitar um amigo. A Delegacia de Homicídios investiga a autoria e o motivo do crime.


13/03/2013 | 08h38

PORTO ALEGRE - Após perseguição, um dos líderes do tráfico da zona leste é preso na Capital. Deivison Nunes Gonçalves, 22 anos, conhecido como Teta, foi capturado junto com outros dois homens em uma EcoSport

Um dos líderes do tráfico na Vila Tamanca, no Bairro Agronomia, foi preso por volta das 4h desta quarta-feira, após uma troca de tiros entre PMs do POE do 19º BPM e três homens numa EcoSport, na Avenida Bento Gonçalves, na Capital. Segundo a BM, o trio, que estava no veículo com placas clonadas, se deparou com a viatura na Rua Dolores Duran. Houve perseguição policial. Os bandidos dispararam contra a viatura, atingindo o veículo do lado direito. Em resposta, a EcoSport foi atingida por um disparo no para-brisa. O trio foi interceptado próximo ao número 9.000 da Avenida Bento Gonçalves. Deivison Nunes Gonçalves, 22 anos, conhecido como Teta e apontado pela BM como uma das lideranças do tráfico na Tamanca, foi preso junto com outros dois homens, de 30 e de 40 anos. Com o trio, os policiais encontraram uma pistola .380, uma pistola .765 de fabricação argentina, um carregador com 14 munições calibre .380 e uma bolsa com 38 munições calibre .765. O trio foi encaminhado para a 2ª DPPA.


Postar um comentário