SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 11 de março de 2013

INSEGURANÇA NO RS

ZERO HORA 11 de março de 2013 | N° 17368


CAXIAS DO SUL - Adolescente é morto

Um adolescente foi baleado ao deixar uma boate na madrugada de ontem, em Caxias do Sul. Segundo o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, Diego Pereira dos Santos, 17 anos, foi socorrido por populares após ser atingido por pelo menos dois tiros. Ele foi encontrado caído perto de uma casa noturna às margens da BR-116.


SANTA MARIA - Homem morre baleado por amigo

Rodrigo dos Santos Ritzel, 37 anos, morreu na madrugada de ontem, na Avenida Medianeira, em Santa Maria, na Região Central. Segundo a Brigada Militar, por volta das 3h, o homem foi atingido por um tiro, que teria sido disparado acidentalmente por um amigo da vítima. Ritzel foi atingido no lado esquerdo do peito. A Polícia Civil investigará o caso.


PORTO ALEGRE - Jovem é esfaqueado por neonazistas na Capital

Um crime deixou amigos e familiares de Henrique Fernandes de Mello, 26 anos, em choque neste final de semana. Ele foi esfaqueado no abdômen ao voltar de uma festa com a namorada, na madrugada de sábado, na Praça General Daltro Filho, no centro de Porto Alegre. As agressões teriam sido motivadas por racismo. O jovem foi internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Pronto Socorro (HPS), para onde foi levado após ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até as 20h30min de ontem, segundo informações do hospital, o estado de saúde de Henrique de Mello era regular.


PORTO ALEGRE - Ladrões atacam joalheria dentro de shopping

Os clientes que estavam ontem no Bourbon Shopping Wallig, no bairro Cristo Redentor, na zona norte de Porto Alegre, nem perceberam que uma joalheria estava sendo assaltada. Muito discretos, três assaltantes atacaram a loja, que fica no terceiro andar do prédio, no exato momento da abertura – por volta das 14h de ontem. A joalheria Vivara tinha sido aberta por três funcionárias quando os bandidos chegaram. Um deles rendeu um segurança do shopping e ficou com ele sob vigilância, do lado de fora da loja. Uma funcionária foi levada por um dos assaltantes, armado com uma pistola e usando óculos de sol, para a sala-cofre, onde se encontrava a estoquista. A outra vendedora ficou dentro da joalheria, refém do terceiro assaltante. Em poucos minutos, eles levaram correntes, pulseiras, pingentes, anéis e alianças do cofre e dos mostruários e vitrinas. Segundo a polícia, os criminosos não levaram as joias de maior valor, preferindo acessórios mais fáceis de revender e com menor chance de identificação.


DIÁRIO DE CANOAS 10/03/2013 20h48

Jovem é assassinado com pelo menos cinco tiros no bairro Harmonia. Crime ocorreu no início da noite, em frente a um bar. Não há suspeitos

Da Redação - Foto: Emerson Machado/GES

Vítima de 22 anos morreu na hora

Canoas - João Luís Ferreira dos Santos, 22 anos, foi assassinado no início da noite deste domingo, com pelo menos cinco tiros. Segundo testemunhas, ele estava em frente a um bar na Rua José Veríssimo, bairro Harmonia, quando um Chevette cinza teria passado pelo local. Um dos tripulantes do carro disparou contra o jovem, que morreu na hora. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Desaparecidos de Canoas.
Postar um comentário