SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 21 de março de 2013

JOVEM DE 19 ANOS É EXECUTADO EM PORTO ALEGRE

ZERO HORA ONLINE 21/03/2013 | 23h27

Jovem de 19 anos é assassinado com dois tiros no bairro Floresta. Franck Moisés da Silva Rodrigues foi baleado na Rua Paraíba. Atirador não foi identificado


Após trabalho da perícia, corpo da vítima foi removido do local às 22h45minFoto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Leandro Becker


Um jovem de 19 anos foi baleado e morreu por volta das 20h30min desta quinta-feira no bairro Floresta, na Capital. Segundo a Polícia Civil, Franck Moisés da Silva Rodrigues levou dois tiros — um na nuca e outro nas costas — e morreu na calçada da Rua Paraíba. O atirador não foi identificado.

Os quatro disparos — dois acertaram a vítima — provocaram alvoroço na rua. Uma moradora, que pediu para não ser identificada temendo represália, conta que estava na calçada quando o crime ocorreu. Segundo ela, um homem passou em uma bicicleta e atirou em Rodrigues, que não conseguiu se esquivar.

Tão logo chegou ao local, a polícia isolou a área até a chegada da perícia. Às 22h, os peritos começaram a trabalhar, sob olhar atento de moradores e curiosos. O corpo do jovem só foi removido para o Departamento Médico Legal às 22h45min.

A principal hipótese cogitada pelo delegado Leônidas Cavalcante, que responde interinamente pela 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), é de execução. A investigação pretende ouvir testemunhas nos próximos dias. Também vai procurar por câmeras de vigilância nas redondezas, na tentativa de identificar o autor dos disparos.



21/03/2013 | 19h21

TRAMANDAÍ - Presos irmãos suspeitos de chacina em Tramandaí. Dupla foi localizada no Bairro Bom Jesus em Porto Alegre. Crime aconteceu na madrugada no Litoral Norte


Foram detidos na tarde desta quinta-feira, em Porto Alegre, dois irmãos suspeitos de um triplo homicídio ocorrido na madrugada em Tramandaí, no Litoral Norte.

Pedro Pereira Junior, 32 anos, que estava foragido desde fevereiro, teria ido com o irmão, Diogo de Fraga, 22 anos, até balneário Jardim Atlântico para executar a ex-companheira de Diogo, Franciele da Silva Nunes, 16 anos. Ambos tiveram prisão temporária decretada pela Justiça.

Pedro foi capturado por policiais militares do 11º BPM, no Bairro Bom Jesus, por volta das 17h. Diogo se apresentou na 2ª DPPA, momentos depois da prisão do irmão, com um advogado.

O atual namorado de Franciele, Kelvin Ruan Osório Rodrigues, 19 anos, e o irmão dele Fernando Nathaniel Osório Rodrigues, 24 anos, também foram assassinados na chacina ocorrida na madrugada.

Conforme o delegado Peterson Benites, de Tramandaí, os dois devem ser indiciados por triplo homicídio qualificado e serão levados para a Penitenciária Modulada de Osório ainda na noite desta quinta.


DIÁRIO GAÚCHO



Postar um comentário