SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 15 de março de 2013

MEDO NO INTERIOR GAÚCHO

ZERO HORA 15 de março de 2013 | N° 17372


Área rural de Novo Hamburgo ameaçada por assaltantes


O silêncio e a tranquilidade dos moradores do bairro Lomba Grande, na área rural de Novo Hamburgo, estão ameaçados. O cenário de casas de cerca baixa, sem grades nas janelas e quase sempre de portas abertas está começando a mudar. É o reflexo dos assaltos registrados em janeiro e fevereiro.

Afastada do Centro, a região é conhecida por abrigar sítios e restaurantes. É do turismo rural e do pequeno comércio que vive a maioria dos 15 mil moradores. Desde janeiro, quando bandidos começaram a circular com mais frequência na região, a rotina do bairro mudou. Foram nove ataques em 2013, todos à mão armada.

O mais recente ocorreu no dia 3 de março: o dono de um restaurante foi abordado quando chegava em casa. Na segunda-feira, 300 moradores se reuniram para falar sobre o problema. E a promessa da Brigada Militar de que o bairro teria mais policiamento foi cumprida. Na manhã de ontem, pelo menos três viaturas circulavam pelas ruas da comunidade.



Postar um comentário