SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 25 de março de 2013

PERSEGUIÇÃO E TIROS NA AVENIDA IPIRANGA

ZERO HORA 25 de março de 2013 | N° 17382

AMANHECER NA CAPITAL

Duas pessoas em um Peugeot foram baleadas por homens em uma moto



A perseguição de uma moto a um Peugeot 206 na Avenida Ipiranga, no início da manhã de ontem, em Porto Alegre, resultou em um tiroteio e um acidente de trânsito. Duas pessoas ficaram feridas. Os atiradores fugiram.

F oi a denúncia feita por um morador de que um carro circulava em alta velocidade e estava sendo perseguido por uma moto que levou PMs do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) à Avenida Ipiranga, por volta das 6h30min.

Quando os brigadianos chegaram, o Peugeot já havia colidido contra o poste de uma sinaleira na Ipiranga, perto da esquina com a Rua Verissimo Rosa, no bairro Jardim Botânico.

Segundo testemunhas, o piloto e o carona da moto, não identificados, teriam atirado várias vezes contra o carro em que estavam Tadei Rosa dos Santos, 31 anos, e Camila Pereira Ferreira, 22 anos. Com os disparos, que atingiram o parabrisa do veículo, Tadei perdeu o controle do Peugeot, batendo no poste. No local do acidente, vários projéteis foram encontrados no chão.

Um segurança de um prédio próximo ao local, que preferiu não se identificar, conta que ao trocar de turno com o colega da noite, ouviu o barulho de cinco tiros:

– Cheguei a ver o veículo balançando. Fui até o local e deparei com o carro crivado de balas. A garota, que dirigia, estava ensanguentada, mas acordada, e o homem estava escorado. O parabrisa ficou com marcas de tiros, mais do lado do caroneiro.

Santos e Camila haviam saído de uma festa. A suspeita da polícia é de que o crime seja uma vingança. Os atiradores fugiram na moto, possivelmente uma Twister.

Eles foram socorridos e levados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Camila estava em estado regular na tarde de ontem e Santos, internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em situação grave.


Homem executado na Vila Nova

A 4ª Delegacia da Polícia Civil investiga o assassinato de um homem de 39 anos no bairro Vila Nova, na Capital. Por volta do meio-dia de sábado, Evaldo José Coimbra Ferreira foi arrancado de dentro de casa, no Beco do Badico, obrigado a deitar no chão e executado a tiros de pistola. Conforme o delegado Gabriel Bicca, mais de uma arma foi utilizada, já que havia projéteis de calibres diferentes junto ao corpo.

Segundo testemunhas, um dos assassinos estava armado também com uma espingarda calibre 12. Os criminosos chegaram ao local em um Focus preto e em um Chevette. O Focus havia sido roubado ainda na manhã de sábado, no bairro Ipanema. Os policiais já têm suspeitos e acreditam que o crime seja uma vingança contra um familiar de Evaldo.
Postar um comentário