SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 29 de março de 2013

SEGURANÇA MATA MENINO QUE FOI NADAR NO LAGO DE HARAS

29/03/2013 00h35

Menino morre após ser atingido por tiro na cabeça em haras. Vítima, de 13 anos, foi ferida por segurança da propriedade nesta quinta.. Outro rapaz, de 18 anos, foi baleado pelo suspeito nas costas e perna.

Do G1 Campinas e Região



Um menino de 13 anos morreu em um haras de Campinas (SP), na tarde desta quinta-feira (28), após ser baleado na cabeça. Segundo a Polícia Militar, um segurança da propriedade fez disparos contra um grupo de cinco garotos que foi ao local para nadar em um lago. Gabriel Brito Motta não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Um outro rapaz, de 18 anos, ferido nas costas e perna, foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde está em observação. Ele não corre risco de morrer, segundo a assessoria da unidade médica.

Nota da redação: na versão inicial deste texto o G1 publicou, com base em informações da Polícia Militar, que o haras fica na cidade de Indaiatuba. O local está no limite entre Campinas e Indaiatuba, mas, no boletim de ocorrência, o registro considerou que o haras fica na área de Campinas. A informação foi corrigida às 22h10.

A polícia chegou ao Haras da Corte, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, após denúncia anônima. Segundo a PM, testemunhas disseram que o suspeito, de 29 anos e conhecido pelo apelido de "Pernambuco", havia ameaçado os jovens na primeira vez em que eles foram ao haras. O segurança foi encontrado na residência dele, no Jardim Nova Iguaçu, e assumiu os disparos à polícia. Ele teria alegado que os jovens "foram para cima dele".

"Ele veio de moto, pegou a arma e apontou. Na hora a gente correu, saiu pulando... Acertou os tiros em um garoto que estava atrás de mim e também o meu amigo", explicou um dos adolescentes que estavam no local.

No haras, a polícia localizou a arma usada no crime, uma espingarda calibre 12 e com numeração raspada, além de quatro munições intactas e uma deflagrada.

A ocorrência será registrada no 1º Distrito Policial (DP). Segundo a Polícia Civil, o suspeito deve ser indiciado por homicídio doloso e levado para a cadeia anexa ao 2º DP, no São Bernardo.

O local e horário do enterro da vítima não foram confirmados até a publicação da reportagem. A assessoria do Haras da Corte não foi encontrada para comentar o assunto.

Menino morreu na tarde desta quinta-feira, após ser baleado na cabeça (Foto: Reprodução / EPTV)

Postar um comentário