SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 12 de março de 2013

SSP ORIENTA CIDADÃO A ANDAR COM DINHEIRO PARA "SATISFAZER" LADRÕES


Na Bahia, polícia orienta cidadão a andar com dinheiro no bolso para não irritar o ladrão. Após protesto contra cartilha, Secretaria de Segurança retira mensagem de site.

BIAGGIO TALENTO - AGÊNCIA A TARDE
O GLOBO :12/03/13 - 17h12



SALVADOR – Levar uma certa quantia de dinheiro no bolso para não irritar os ladrões durante os assaltos. Essa é uma das “dicas” que o site oficial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) estava veiculando até o início da tarde desta terça-feira. A recomendação é: “carregue um pouco de dinheiro (para satisfazer o ladrão), mas poucos cartões”. A mensagem provocou forte reação na Assembleia Legislativa da Bahia, fazendo com que o governo retirasse a “dica” do site.

Mesmo assim, os deputados estaduais Carlos Gaban (DEM) e Uziel Bueno (PTC) apresentaram requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa para convidar o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, a falar sobre a polêmica “dica”. Os oposicionistas também querem explicações de Barbosa sobre os altos índices de violência registrados na Bahia, conforme revelado pelo recém-divulgado Mapa da Violência 2013.

Com a retirada da recomendação, ficaram as mais usuais: “depois de um assalto: não tente perseguir o ladrão, afaste-se do local, ligue rapidamente para 190 com todas as informações possíveis já organizadas, vá para a delegacia mais próxima registrar a ocorrência”.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA -É SURREAL!!!!  Prova que as autoridades no Brasil se renderam para o crime, entregando o povo de bandeja para a bandidagem. Estamos perdidos! Parece coisa ensaiada: primeiro proteger a bandidagem e desarmar o cidadão; em seguida, orientar o cidadão para ter posses para não irritar o protegido e impune ladrão; Se o povo continuar dormindo, conivente com a inércia do Estado, aplaudindo a morosidade da justiça e votando em políticos bondosos e omissos, as leis que funcionarão na prática serão aquelas aplicadas pelos bandidos com tolerância zero, sequestro de bens e pena de morte.
Postar um comentário