SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

domingo, 7 de abril de 2013

BARBÁRIE E INSEGURANÇA NO RS

ZERO HORA - 07 de abril de 2013 | N° 17395


PORTO ALEGRE. Motorista baleado no bairro Nonoai

O condutor de uma caminhonete Saveiro foi baleado durante tentativa de assalto na manhã deste sábado, em Porto Alegre. Foi por volta das 9h no bairro Nonoai. Tiago Jeferson Goularte Paim estava acompanhado de um enteado quando teve o carro cercado por duas motos. Paim levou um tiro na cabeça. Ele foi socorrido por uma viatura da BM e levado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS).


PELOTAS. Jovem morre em tentativa de assalto

Um adolescente morreu após troca de tiros com a polícia durante um assalto a uma empresa de transportes em Pelotas, no sul do Estado. O fato ocorreu na noite de sexta-feira. A Brigada Militar informou que foi acionada por volta de 19h para impedir o roubo. Ao chegar ao local, houve troca de tiros. Um jovem de 16 anos foi atingido no tórax e morreu no local. Outros dois tentaram fugir, mas acabaram detidos.


ALVORADA - BARBÁRIE - Homem queimado 

Um homem foi morto queimado na madrugada deste sábado em Alvorada, na Região Metropolitana. Foi na altura do número 48 da Rua Wenceslau Fontoura, bairro Nova América. Segundo as primeiras informações divulgadas pela Brigada Militar, um grupo teria ateado fogo na vítima, que não havia sido identificada até as 9h de sábado. Ninguém foi preso e ainda não há suspeitos do crime.


PORTO ALEGRE - Taxista é assaltado e preso em porta-malas

O taxista Antonio Vivaldo Alves, 59 anos, viveu momentos de terror na noite de sexta-feira, em Porto Alegre. Por volta das 23h ele foi assaltado por três homens na Rua Berlim, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Após ter os celulares, o GPS, dinheiro e a chave roubados, o motorista foi aprisionado pelos bandidos no porta-malas do seu próprio veículo. Com mais de 30 anos de trabalho como taxista, ele conta que já passou por outros assaltos. Cerca de duas horas após ter sido trancado no porta-malas, assustado, ele falou por telefone com a reportagem de Zero Hora. O taxista diz que, por causa das recentes mortes de colegas na Capital, achou que seria executado. Mesmo com o susto, ele não ficou ferido e conseguiu sair sozinho do porta-malas. De acordo com o motorista, os assaltantes formavam um trio e embarcaram na Rua São Luiz, no bairro Santana. Portavam um revólver e uma faca e fugiram após o roubo. O veículo foi recolhido por um guincho e passará por perícia. O caso foi registrado e será investigado pela 21ª Delegacia da Polícia Civil (bairro Lomba do Pinheiro). Até o final da manhã de sábado, não existiam pistas dos criminosos.
















Postar um comentário