SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CHACINA EM PORTO ALEGRE


ZERO HORA ONLINE 11/04/2013 | 10h48

PORTO ALEGRE. Chacina na Zona Norte

Atiradores matam três jovens em condomínio do Parque dos Maias. Vítimas participavam de um churrasco quando os assassinos abriram fogo contra pelo menos dez pessoas

Carolina Rocha

Foram registradas por volta das 5h desta quinta-feira as mortes de mais duas pessoas feridas em um tiroteio durante a madrugada no Parque dos Maias, Bairro Rubem Berta. Conforme o registro feito no Plantão Policial do Hospital Cristo Redentor, Dieison Ribeiro Rodrigues, 23 anos, e Jairo Garcia, 28 anos, que haviam sido socorridos no hospital, não resistiram aos ferimentos e faleceram.

Com isso, sobem para três o número de mortos no tiroteio. Marcio Luiz da Cunha Araújo, 34 anos, também baleado pelo menos 19 vezes morreu no pátio de um edifício na Rua da Infância, no Loteamento Guapuruvu.

Conforme as primeiras informações, os três e mais sete amigos faziam um churrasco no pátio do prédio e assistiam partida de Grêmio x Fluminense quando quatro homens armados chegaram em duas motos. Os atiradores abriram fogo contra o grupo, matando Marcio na hora e ferindo Dieison, Jairo e um outro rapaz de 28 anos. Os três foram socorridos e levados ao Hospital Cristo Redentor.

O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa. Mais de 100 tiros de diversos calibres foram disparados. A suspeita é de que se trate de uma disputa entre dois grupos rivais.


DIÁRIO GAÚCHO

Postar um comentário