SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

GRUPO ASSALTA DOIS BANCOS E FOGE NA VIATURA DA BM

G1 RS - 22/04/2013 13h28

Grupo assalta dois bancos e foge em viatura da polícia em Pedras Altas, RS. Segundo a BM, duas agências foram roubadas no município. Com reforço de outras cidades, polícia faz buscas na região.

Tatiana Lopes e Giana CunhaDo G1 RS e da RBS TV


Carro foi incendiado na frente de uma das agências atacadas (Foto: Giana Cunha/RBS TV)

A polícia faz buscas a um grupo de assaltantes nesta segunda-feira (22), após ataque a agências bancárias em Pedras Altas, na Região da Campanha, no Rio Grande do Sul. Segundo informações da Brigada Militar de Jaguarão e de Pedras Altas, os homens fugiram em dois carros, sendo um deles uma viatura policial.

A Polícia Civil de Pinheiro Machado informou que duas agências bancárias foram roubadas pelo grupo. O município enviou reforço policial para ajudar nas buscas aos suspeitos. Outras cidades também colaboram com efetivo, como Bagé e Pelotas. Um carro foi incendiado em frente a uma das agências assaltadas.

Segundo a Brigada Militar, quatro homens armados chegaram ao primeiro alvo atirando, por volta das 10h30. Eles roubaram duas agências. O grupo fez pelo menos cinco reféns, sendo que um deles é policial militar. Durante a fuga os reféns foram libertados.

Ainda conforme informações da Brigada Militar, duas mulheres foram baleadas. Elas foram levadas para o Pronto Socorro de Pelotas. Os policiais fazem barreiras nas estradas. Eles acreditam que os assaltantes fugiram na direção do município de Herval, na Serra.

Na fuga, os assaltantes levaram, além da viatura policial, armas e coletes balísticos. A viatura roubada foi abandonada no assentamento Lago Azul, a 40 km de Pedras Altas.

O município de Pedras Altas, segundo o Censo 2010, tem 2.212 habitantes.

Telefonista relata momentos de tensão

A sede da Prefeitura de Pedras Altas fica em frente a uma das agências bancárias atacadas. A telefonista Sandra Correa, funcionária municipal, contou por telefone ao G1 os momentos de tensão que viveu junto com os colegas pela manhã. "A gente teve de sair da sede, porque um dos bancos fica bem na frente da prefeitura. O outro fica perto daqui também. Teve tiroteio", disse.

Sandra ainda relatou que os funcionários também ouviram barulho de explosão. Apesar de escondidos, conseguiram ver alguns momentos do ataque. "Eles pegaram o carro da polícia e fugiram. Duas funcionárias (do banco) ficaram feridas, uma veio aqui na prefeitura, a outra foi direto para o posto (de saúde)", lembrou.

A telefonista já havia presenciado outros assaltos no município, mas como este foi o primeiro. "Assim, desse tamanho, nunca aconteceu", afirmou, ainda assustada. De acordo com Sandra alguns funcionários seguem cumprindo o expediente. Nas ruas, a polícia faz buscas aos suspeitos.
Postar um comentário