SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

INSEGURANÇA EM PORTO ALEGRE

ZERO HORA ONLINE 19/04/2013 | 11h45


PORTO ALEGRE - Tiroteio deixa um morto e dois feridos no centro. Crime aconteceu na região da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Richuelo


Um tiroteio ocorrido nesta madrugada, no Centro, provocou a morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas em Porto Alegre. Segundo testemunhas, no meio de uma confusão envolvendo entre 15 e 20 pessoas um carro teria passado atirando contra os envolvidos na confusão. Os dois feridos foram encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro. Marcelo Castro Azevedo, 26 anos, ainda está internado, já Albert Paim Lima, 18 anos, tomou apenas um tiro de raspão e já foi liberado.  O cruzamento entre a Rua Vigário José Inácio e a Avenida Borges de Medeiros, e a Rua Jerônimo Coelho e a Avenida Salgado Filho ficou bloqueado para o trânsito de veículos até as 9h30min, enquanto era realizada a perícia no local.


ZERO HORA 19 de abril de 2013 | N° 17407

PORTO ALEGRE - MADRUGADA VIOLENTA. Duas execuções na zona norte da Capital

A polícia investiga duas mortes na zona norte da Capital entre o final da noite de quarta e o começo da manhã de ontem. Segundo a polícia, as execuções não têm relação entre si. Por volta das 5h, Felipe de Souza Albani, 25 anos, foi surpreendido quando saiu de casa, na Rua Santa Rosa de Lima, no bairro Rubem Berta. Felipe foi atingido por oito tiros. No bairro Sarandi, às 23h45min de quarta, Elton Ramos Oliveira, 19 anos, foi encontrado morto com um tiro na boca.


PORTO ALEGRE - Preso suspeito de atacar postos

Uma equipe de 15 policiais, coordenada pelo delegado César Carrion, da 2ª Delegacia da Polícia Civil, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e prendeu dois suspeitos de assaltar cerca de 10 postos na Capital. Os suspeitos, de 22 anos e 33 anos, foram presos em casa, na mesma região dos postos que foram alvos de assaltos. Segundo o delegado, a dupla, flagrada por câmeras de segurança, foi reconhecida por vítimas de pelo menos dois postos que teriam assaltado cerca de cinco vezes. A suspeita é de que a dupla tenha assaltado cerca de 10 postos diferentes.

– Os frentistas estão com medo. Hoje em dia, qualquer um assalta postos de gasolina. Virou um caixa-rápido para os bandidos, mas os assaltos nunca passam dos R$ 300 – explicou Carrion.

Esta foi a primeira investida da Polícia Civil contra esse tipo de crime que, de acordo com Carrion, continua sendo investigado paralelamente.
Postar um comentário