SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

INSEGURANÇA NO RS

ZERO HORA 24/04/2013

PORTO ALEGRE - Homem é morto a tiros na Capital. Não há suspeitos do crime


Vítima foi encontrada morta por volta da 1h40min na Zona NorteFoto: Bruno Alencastro / Agência RBS

Um homem foi encontrado morto próximo à Arena do Grêmio, em Porto Alegre. De acordo com a Polícia Civil, Carlos Eduardo Batista da Silva, de 24 anos, teria sido alvejado e morreu no local. A ocorrência foi por volta das 2h na Rua Frederico Mentz, em um dos acessos da Vila Liberdade. Uma equipe foi encaminhada para realizar a perícia. A 2ª Delegacia de Homicídios investiga o caso. Ninguém foi preso.


PORTO ALEGRE - Homem é morto a tiros na Zona Sul de Porto Alegre. O crime ocorreu por volta das 7h da manhã desta quarta-feira

Um homem foi morto a tiros na Rua Victor Issler, no Bairro Espírito Santo, na Zona Sul de Porto Alegre, por volta das 7h desta manhã. A vítima foi identificada como Thiago Santos da Silva, de 18 anos. Segundo as primeiras informações da Polícia Civil, a vítima foi atingida nas costas por pelo menos sete disparos. A 4ª DHPP investiga o caso.


TUPARENDI - Agricultor é assassinado dentro de casa. Ao abrir a janela para verificar um barulho, José Miguel Hemsing e a mulher foram atingidos por tiros

Um agricultor foi assassinado dentro da própria casa na noite desta terça-feira em Tuparendi, no noroeste do Estado. Segundo a Brigada Militar, José Miguel Hemsing, 54 anos, foi atingido por dois tiros no rosto ao abrir a janela para verificar um barulho por volta das 19h.  A mulher da vítima, Lourdes Hemsing, 52 anos, relatou a polícia que tentou se esconder, mas o atirador, que estava encapuzado, entrou na residência e disparou contra ela. Os tiros atingiram o ombro e o braço da agricultora. Lourdes foi encaminhada ao Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, e segue internada na UTI.  O casal morava sozinho na localidade de Lajeado Monteiro, interior de Tuparendi.

Um vizinho, que ouviu os tiros, chamou a Brigada Militar. A Polícia Civil e a perícia de Santo Ângelo trabalharam no local para encontrar pistas do assassino. A suspeita é de que o agricultor foi morto por causa de financiamento de suas terras. De acordo com a BM, ele já havia recebido ameaças. O resultado da perícia deve ficar pronto em 30 dias.


PORTO ALEGRE - Loja Grêmio Mania do bairro Moinhos de Vento é arrombada em Porto Alegre. Criminosos levaram pelo menos 170 camisetas, entre oficiais e de passeio


A loja Grêmio Mania do bairro Moinhos de Vento foi arrombada na madrugada desta quarta-feira, em Porto Alegre. Pelo menos quatro homens em um Escort, conforme testemunhas contaram à polícia, estacionaram em frente ao estabelecimento, na Rua 24 de Outubro, e iniciaram a ação, por volta das 3h.

O grupo desceu do carro e, com um pé-de-cabra, levantou parte da cortina de metal da loja, quebrou o vidro e invadiu o prédio. Segundo o gerente da Grêmio Mania, Vinícius Barcellos, foram roubadas 80 camisetas oficiais e mais 90 de passeio. A administração ainda contabiliza o prejuízo.

O assalto teria durado cerca de dois minutos, pois após esse tempo o alarme da loja começa a soar. Parte do material levado ficou espalhado pela rua. Barcellos acredita que o estabelecimento será reaberto ao público por volta das 10h após os reparos necessários.

A Brigada Militar foi ao local, mas ninguém foi preso. Um boletim de ocorrência deve ser registrado na Polícia Civil.


Foto: Ronaldo Bernardi

Postar um comentário