SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

RS TEM 21 HOMICÍDIOS NO FERIADÃO DE PÁSCOA


ZERO HORA 01 de abril de 2013 | N° 17389

FERIADÃO VIOLENTO. Estado tem 21 mortes em três dias

O feriado da Páscoa terminou com pelo menos 13 homicídios nas principais cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. O número, apurado pelo Diário Gaúcho, inclui os três taxistas mortos na Capital no sábado. Em todo o Rio Grande do Sul, foram 21 homicídios no feriadão.

O total de mortes na Região Metropolitana ficou abaixo das 16 registradas na Páscoa do ano passado, mas bem maior do que os oito assassinatos de 2011.

Em um dos casos, um jovem de 18 anos foi morto a tiros dentro de casa, na zona sul da Capital. Nayon Pereira Rebelo foi despertado com batidas na porta de casa, na Estrada Chapéu do Sol. Quando foi atender, foi alvejado e morreu no local. De acordo com o delegado Gabriel Bicca, que apura o caso pela 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a principal suspeita é de execução relacionada a tráfico de drogas.

A polícia também investiga as circunstâncias em que um policial militar paranaense, de 37 anos, matou a tiros um suposto assaltante de carros, que tentava levar seu Corolla, em São Leopoldo, no sábado. Além de matar o homem identificado como Anderson Guimarães da Silva, 29 anos, o PM prendeu o comparsa. Conforme depoimento do PM à Polícia Civil, ele só teria atirado quando Anderson, depois de ter assumido o volante do carro, fez menção de sacar uma arma.


Jovens morrem na Serra e no Vale do Sinos

A polícia investiga a suposta execução de dois adolescentes em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Os corpos dos garotos foram encontrados na manhã de sábado, no bairro Boa Saúde. Em Caxias, um rapaz foi baleado em confronto com policiais.

Segundo o chefe de investigações da Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo, inspetor Ivan Carlos da Silva, a principal hipótese é de que Mateus Marques Cavalheiro e Edmilson Henrique Tomaz, ambos de 15 anos, foram executados. Os dois foram atingidos com três tiros na cabeça.

– Diante do relato de vizinhos e de registros policiais envolvendo os adolescentes, nossa suspeita é de que possa ter sido um acerto de contas – diz Silva.

A hipótese mais provável é de que o crime tenha ocorrido na madrugada de sábado. Ainda segundo a investigação, ninguém ouviu ou presenciou o fato por se tratar de um lugar afastado, próximo da divisa com Estância Velha.

Os corpos foram encontrados por uma criança que brincava no local na manhã de sábado. Ainda não há suspeitos do crime. A partir de hoje, a polícia começa a ouvir familiares e moradores do bairro.

Em Caxias do Sul, rapaz estaria armado em uma festa

Um jovem morreu na madrugada de ontem, durante um enfrentamento com um policial em Caxias do Sul. Por volta das 4h, Pablo Tiago dos Santos Alves, 18 anos, foi atingido por pelo menos dois tiros e morreu a caminho do hospital.

Conforme informações da Brigada Militar, o confronto se deu durante uma festa no sítio Entrevero, no distrito de Fazenda Souza. Um policial de 22 anos estava à paisana no lugar e notou que Alves estaria armado. A troca de tiros teria ocorrido no momento em que o policial tentou desarmar o jovem.


PORTO ALEGRE - Novo roubo a posto de gasolina

Um posto de combustíveis foi assaltado, por volta das 22h de sábado, em Porto Alegre. Conforme informações da Brigada Militar, o posto fica na Avenida Ipiranga, próximo ao número 6.900. Pelo menos dois homens armados, em um Corsa sedan cor prata, levaram cerca de R$ 440 e fugiram em direção ao Centro. Ninguém ficou ferido.


Outros casos

SEXTA-FEIRA - Porto Alegre – O corpo de um homem não identificado foi achado carbonizado, por um catador, na Lomba do Pinheiro.

SÁBADO
- Novo Hamburgo – Valcir Machado, 25 anos, foi baleado pela BM ao tentar fugir de uma abordagem no Bairro Industrial.

ONTEM - Porto Alegre – Um casal foi morto a tiros no bairro Mario Quintana. O homem foi identificado como Maicon Douglas Simões Pereira, 19 anos.



Postar um comentário