SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ASSALTO, TIROTEIO E FERIDOS NO CENTRO DE PORTO ALEGRE

ZERO HORA 17/05/2013 | 16h05

Tentativa de assalto a lancheria no Centro deixa quatro feridos. Brigada Militar faz buscas na região para encontrar os bandidos, que fugiram a pé em direção à Avenida Salgado Filho


Foto: Aline Custódio / Agência RBS


Uma lancheria foi assaltada na Rua Riachuelo, no Centro de Porto Alegre, por volta das 15h30min desta sexta-feira. De acordo com a Brigada Militar, dois homens grisalhos teriam praticado o assalto, que deixou quatro pessoas baleadas. Após o assalto, a dupla fugiu a pé em direção à Avenida Salgado Filho.

As quatro pessoas baleadas são o proprietário e a esposa dele, Selvino e Neida Possa, baleada na barriga, o funcionário Airton, que levou um tiro de raspão no ombro, e Erica Machado, atingida no pé. Os feridos foram levados para o HPS e para o Hospital Cristo Redentor. Airton trabalhava há três meses no local. O casal Possa, de Encantado, têm o estabelecimento há pelo menos duas décadas.

De acordo com a atendente do Raquel Farias, 34 anos, que trabalha no local há 13 anos, foi a primeira vez que eles passaram por uma situação de risco.

— Estávamos nos fundos em horário de almoço, quando os homens entraram. Foram muitos tiros — disse a funcionária.

Raquel acredita que havia cerca de quatro clientes no momento do assalto.

Informações preliminares indicam que pode ter havido um confronto no local, pois o balcão de atendimento foi virado. A Brigada Militar faz buscas aos assaltantes e isolou a área.

O trânsito está bloqueado na Rua Riachuelo, entre a Avenida Borges de Medeiros e Rua Vigário José Inácio.


DIÁRIO GAÚCHO


ZERO HORA 18 de maio de 2013 | N° 17436

PORTO ALEGRE. Quatro feridos em assalto a lancheria no centro da Capital


Quatro pessoas ficaram feridas durante assalto à Lancheria e Restaurante Encantado, no centro de Porto Alegre, por volta das 15h30min de ontem. Pelo menos oito funcionários e quatro clientes estavam no estabelecimento, localizado na Rua Riachuelo.

Segundo a delegada Vandi Lemos Tatsch, dois homens foram os responsáveis pelo ataque. O proprietário teria tentado reagir, e tiros foram disparados. Os donos do estabelecimento, Neida e Selvino Possa, 53 e 55 anos, respectivamente, e os funcionários Erica Machado, 44 anos, e Airton de Azevedo César foram baleados. Neida levou dois tiros na barriga e permanecia em estado grave no HPS. Atingido na virilha, Selvino foi atendido no HPS e liberado. Airton foi baleado no ombro esquerdo e seguia no HPS ontem. Com um tiro em um pé, Erica estava no Hospital Cristo Redentor.


Postar um comentário