SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 7 de maio de 2013

EM LIBERDADE CONDICIONAL, BANDIDO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA




07 de maio de 2013 | N° 17425

AÇÃO DA POLÍCIA. Suspeito é morto em confronto


O plano do sequestro de um empresário e de assaltos a imobiliárias foi frustrado pela Polícia Civil em Vera Cruz. Um criminoso foi morto durante troca de tiros com os policiais.

Com informações colhidas na investigação, uma equipe de 16 policiais fez campana na noite de domingo na casa do empresário. Por volta das 22h30min, uma dupla chegou ao local. Gilberto Cardoso dos Santos Júnior, 28 anos, pulou o muro e foi surpreendido. Ao tentar fugir e trocar tiros, foi baleado e morreu na hora. O comparsa conseguiu fugir. Ninguém mais ficou ferido.

Santos estava em liberdade condicional e era suspeito de participar de uma série de assaltos. Em abril, teria feito refém a prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, com Marcelo de Barros Martins, o Alemão, 33 anos, preso há 10 dias em Lajeado. Também teria participado do assalto a dois bancos em Pedras Altas.

Em uma propriedade no interior de Santa Cruz do Sul e que serviria como QG do bando, os policiais apreenderam cerca de 700 munições, incluindo uma calibre .50, que é capaz de derrubar um avião e perfurar blindados, além de uma pistola, um colete à prova de balas e uma touca ninja (foto acima).









Postar um comentário