SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 11 de maio de 2013

FACADA NA REDENÇÃO

ZERO HORA 11 de maio de 2013 | N° 17429

Mistério em ataque a advogado


Há uma semana, a família do advogado trabalhista José Augusto Amorim, 38 anos, tenta buscar forças e explicações para o que aconteceu na tarde de sábado passado. Ele foi esfaqueado na cabeça enquanto caminhava na Redenção, na Capital. As investigações policiais do caso começaram apenas ontem.

Morador do bairro Cidade Baixa, Guto, como é conhecido pelos amigos, tinha a Redenção como quintal de casa. Na tarde de 4 de maio, ele pegou cuia, bomba e garrafa térmica e foi para o parque. A comerciária Tatiana Katz, 37 anos, mulher de Guto, que estava trabalhando, não esquece o telefonema que recebeu da sogra avisando que o marido tinha sido ferido. Sem testemunhas, ninguém consegue explicar quem atingiu o advogado com um golpe de faca, na têmpora direita.

– Foi uma facada profunda. Os médicos nos disseram que devemos estar preparados para tudo – disse a comerciária que mudou-se com Amorim para um edifício a duas quadras do parque há quatro meses.

A carteira, documentos, relógio, óculos, dinheiro, a garrafa e o mate ficaram caídos ao lado do advogado. Ele foi encontrado por uma pedestre, em convulsão, no trecho entre a administração do parque e a Avenida João Pessoa. Socorrido pelo Samu, foi operado no HPS e transferido para o Hospital Mãe de Deus, onde seguia em estado grave, internado na UTI.

Polícia informa que tem um suspeito da agressão

Um morador de rua contou ter visto o advogado ser agredido por trás. – Ele disse que um homem deu uma gravata e o esfaqueou – afirmou Tatiana.

As investigações começaram ontem, quando o registro de ocorrência chegou à 2ª Delegacia de Homicídios. O delegado Filipe Bringhenti solicitou à prefeitura imagens das câmeras do parque e das ruas próximas. Há um suspeito. Testemunhas devem ser ouvidas segunda-feira.

CAROLINA ROCHA
Postar um comentário