SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

HOMICÍDIOS EM ALTA NA GRANDE PORTO ALEGRE


ZERO HORA 02 de maio de 2013 | N° 17420

HOMICÍDIOS EM ALTA

351 mortes registradas na Grande Porto Alegre


Dois assassinatos terça-feira à noite, em Canoas e Cachoeirinha, elevaram para 351 o número de assassinatos na Região Metropolitana apenas este ano. O levantamento, feito pelo Diário Gaúcho, leva em consideração as principais cidades da Grande Porto Alegre.

Por volta das 21h, Anderson Luciano Garcia, 34 anos, chegou em casa de carro, na Rua São Nicolau, no bairro Estância Velha, em Canoas, quando foi baleado. Os policiais da Delegacia de Homicídios de Canoas ainda não sabem se Anderson já havia descido do carro quando foi ferido ou se ainda estava dentro do veículo. Seis tiros atingiram Anderson.

– Ele foi socorrido em um carro particular e levado ao HPS de Canoas, onde faleceu – explicou o delegado Marco Antônio Arruda Guns.

Os policiais buscam por testemunhas para saber se o atirador estava sozinho ou acompanhado e se fugiu a pé ou em algum veículo.

Cerca de uma hora depois, outra execução aconteceu em Cachoeirinha. Cristiano Raupp Barrim, 34 anos, foi assassinado a tiros dentro de casa, na Rua Décio Martins Costa, na Vila Eunice.

CAROLINA ROCHA



Postar um comentário