SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

INSEGURANÇA NO RS

ZERO HORA ONLINE 20/05/2013 | 07h16

CAXIAS DO SIL - Idoso é ferido ao tentar evitar assalto a residência. Dois disparos atingiram a vítima

Um homem de 71 anos foi ferido com dois tiros ao tentar evitar que criminosos invadissem a residência dele por volta das 18h45min deste domingo. O imóvel fica na Rua Isidoro Turra, no bairro Kayser.

De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), o idoso tentou trancar a porta para evitar o assalto quando um criminoso disparou seis vezes. Dois tiros atravessaram a porta e acertaram o peito do homem. Ele foi socorrido por vizinhos e levado ao Hospital Fátima em estado regular. Os criminosos não levaram nada da residência.

A Brigada Militar (BM) não localizou nenhum suspeito. A Polícia Civil vai investigar o caso.

PIONEIRO.COM

ZERO HORA 20 de maio de 2013 | N° 17438

PORTO ALEGRE - Homem é perseguido e assassinado a tiros

Um homem de 36 anos foi morto a tiros por volta das 6h de ontem na Rua Costa Lima, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre.

Segundo o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, a suspeita é de que Jefferson Madeira Nunes foi seguido por vítimas de um furto, que teriam desconfiado de que ele fosse o autor. Eles teriam feito quatro disparos.


FORTALEZA DOS VALOS - Ladrões assaltam supermercado
Utilizando toucas ninja, bando assalta supermercado em Fortaleza dos Valos. Bandidos levaram mais de R$ 20 mil e uma caminhoneta. Na fuga, trocaram tiros com a Brigada Militar.

Um supermercado foi assaltado em Fortaleza dos Valos, no noroeste do Estado, no último sábado. Os bandidos fugiram com mais de R$ 20 mil. O assalto ocorreu no final da tarde, quando o mercado estava fechando. Três homens armados, com toucas ninja, invadiram o estabelecimento no centro da cidade e anunciaram o assalto.

Além da quantia em dinheiro, o grupo teria ameaçado o dono do estabelecimento e os funcionários. Para fugir, levaram uma caminhonete Ranger nova, de acordo com a Brigada Militar. Na saída do estabelecimento, a polícia tentou interceptar o bando e houve troca de tiros. Porém, os assaltantes conseguiram fugir.

Dois comparsas do trio estariam do lado de fora do estabelecimento, dando suporte a ação, segundo a Brigada Militar.

Ainda de acordo com a BM, eles teriam escapado em direção a Salto do Jacuí, por uma estrada vicinal. A Polícia faz buscas no interior do município, porém ninguém foi preso ainda.

O supermercado possui câmeras de vigilância e as imagens vão auxiliar a Polícia Civil na investigação do caso.


ROLANTE - Jovem é morto com quatro tiros em Rolante, no Vale do Paranhana. Walter Nadir Birk, 25 anos, foi assassinado quando chegava na casa de um amigo

Fernanda da Costa

Um jovem de 25 anos foi executado em Rolante, no Vale do Paranha. O crime aconteceu na Avenida Coronel João Linck, no bairro Picadilly, na noite de sexta-feira.

Segundo a Brigada Militar do município, Walter Nadir Birk foi morto quando chegava na casa de um amigo. Enquanto caminhava em direção à residência, ele foi abordado por dois homens, que estavam em uma motocicleta.

Em seguida, o passageiro do veículo atirou na direção do jovem. Ele foi ferido por quatro disparos, no rosto e no peito, e morreu no local. A polícia ainda não tem suspeitos.

Postar um comentário