SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 14 de maio de 2013

MORTO AO REAGIR À OPERAÇÃO POLICIAL. POLICIAL FICA FERIDO

ZERO HORA 14/05/2013 | 09h04

Suspeito é morto após reagir durante operação policial na Região Metropolitana. Operação Matrix se concentra em Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre, onde o suspeito foi baleado


Em Cachoeirinha, duas armas foram apreendidas com casal
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Uma operação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil cumpre 22 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em três municípios da Região Metropolitana. Os 180 policiais envolvidos estão distribuídos em Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre. Pelo menos 12 pessoas já teriam sido detidas.

A Operação Matrix visa a desbaratar uma quadrilha de tráfico de drogas que também estaria envolvida em casos de homicídio nas três cidades. Durante o cumprimento dos mandados, um criminoso morreu ao reagir e trocar tiros com a polícia no bairro São Sebastião, em Porto Alegre.

Além do suspeito, que tinha prisão preventiva decretada, um policial civil acabou ferido. Ele teria sido baleado no braço, mas passa bem, conforme o responsável pela operação, delegado Rafael Liedtke, da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Cachoeirinha.

Ainda segundo Liedtke, o criminoso morto portava uma pistola Taurus semiautomática .9mm e 45 cápsulas de munição. Armas de fogo e drogas apreendidas na ação estão sendo contabilizadas pela polícia.

Em Cachoeirinha, um casal foi detido no bairro Nair suspeito de comandar o tráfico de drogas na região. A dupla possui diversos antecedentes criminais, segundo a polícia. Na residência, foram apreendidos uma pistola .45, um revólver .38 e dinheiro ainda não contabilizado.

Ação conjunta mobilizou 150 policiais civis e 30 militares:imagem 1
Postar um comentário