SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 18 de maio de 2013

SALÁRIO TAMBÉM É SEGURANÇA

O SUL Porto Alegre, Sábado, 18 de Maio de 2013



WANDERLEY SOARES

Os mendigos sempre me surpreendem. Os ricos são naturais

Uma das minhas frustrações, que não são poucas, além de ser um humilde marquês, é a de não ter vocação para ator, pois tal arte invade, obrigatoriamente, o universo da hipocrisia. O ator que, em cena, não souber ser hipócrita, deve mudar de profissão. Mas há os atores fora do palco, na vida real, que, ensaiando hipocrisia, se mostram surpresos com os salários e pinduricalhos dos membros do Judiciário. Pois isso, em se tratando do erário, em nada me surpreende e não faço disso uma arte. A corte é a corte, seja aqui, seja na China. O que a cada dia mais me causa surpresa, por não ser ator, são os salários das castas mais humildes da saúde, da segurança e da educação. Salário também é segurança e segurança é a minha seara.


Delito cultural

A Escola Estadual de 1 Grau Dinah Néri Pereira, anexa do Instituto de Educação, para crianças na faixa entre sete e nove anos de idade, localizada na avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, ministra aulas de iniciação a dança ao som de músicas norte-americanas. Ao que parece, a pedagogia da transversalidade gaúcha na política da educação não reconhece riqueza na música brasileira em nível de ser transmitida para as nossas crianças. Em minha torre, isso está sendo considerado um delito contra a cultura e a educação. Educação e cultura são bases da segurança e da cidadania, e segurança é a minha seara.


Bolo da Fifa

Durante a Copa - que em Porto Alegre será a Copa do Kiko - as leis da máfia da Fifa, sabemos todos, estarão acima até mesmo da Constituição Cidadã. Inclino-me a crer, por isso, que quando os magnatas da Fifa souberem que aqui há forças-tarefas fechando antros de víspora, de pif-paf e de dadinho, haverá um bolo internacional. A Fifa joga tudo e duro. Esporte faz parte da segurança dos cidadãos e segurança é a minha seara.


Tráfico

Cerca de 150 kg de cocaína foram apreendidos no tanque de combustível de dois caminhões que trafegavam pela RS-129, em Muçum, no Vale do Taquari. Os dois motoristas foram presos. Um tem antecedentes por tráfico de drogas e seria integrante de quadrilha de Fernandinho Beira-Mar. Os dois veículos foram parados por uma operação conjunta da Brigada Militar e Polícia Federal.


Centro Histórico

Um assalto deixou quatro pessoas feridas na gélida, porém bela tarde outonal de ontem, no Centro Histórico de Porto Alegre, mais precisamente na rua Riachuelo. O ataque foi executado contra o Bar Encantado, e, segundo a Brigada Militar, o casal de proprietários, Selvino e Neida Possa, reagiu, ocorrendo, então, a troca de tiros, muito comum atualmente na capital gaúcha do Kiko da Copa e da transversalidade estadual. Além do casal, sofreram ferimentos a funcionária Érica Machado e um cliente, identificado como Airton de Azevedo César. Os ferimentos em Neida Possa foram de maior gravidade. Os bandidos fugiram a pé.

Postar um comentário