SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

terça-feira, 28 de maio de 2013

SARGENTO APOSENTADO DA BM É ASSASSINADO EM ASSALTO A MERCADO ONDE FAZIA A SEGURANÇA

ZERO HORA ONLINE 28/05/2013 | 00h13

Vigia é morto durante assalto a mercado em Porto Alegre. Ação aconteceu por volta das 20h50min desta segunda-feira, no Jardim do Salso




Estabelecimento fica na esquina das ruas Professor Abílio Azambuja com São SimãoFoto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

Aline Custódio

Uma tentativa de assalto ao Mercado Gasparotto, na esquina das ruas Professor Abílio Azambuja com São Simão, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre, resultou na morte do vigia do estabelecimento, na noite desta segunda-feira. O ataque ocorreu por volta das 20h50min, dez minutos antes do fechamento do local.

De acordo com testemunhas, um dos bandidos saía do prédio, segurando o proprietário do súper, quando os outros dois bandidos, que aguardavam na rua, teriam visto o vigia esboçar uma reação.

— Ele (o vigia) nem chegou a pegar a arma e os ladrões começaram a atirar — contou um vizinho, que pediu para não ser identificado.

Moradores contaram que o trio, um deles usando roupas pretas, saiu correndo e atirando para todos os lados. Eles teriam entrado num Logus estacionado na Rua São Simão, a cerca de 50m do supermercado. O corpo do vigia, que trabalhava há pelo menos um ano no local, ficou caído nas escadarias da entrada do estabelecimento.

A vítima foi identificada como Flavio Gononi Soares, 54 anos, sargento aposentado da Brigada Militar. Conforme a delegada Vandi Lemos Tatsch, o vigia foi atingido por pelo menos três disparos. Ainda não ficou esclarecido se os ladrões chegaram a levar dinheiro da loja. O caso é tratado como latrocínio (roubo com morte). A investigação ficará a cargo da 15ª DP da Capital.

DIÁRIO GAÚCHO
Postar um comentário