SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ACORDO DE ALTO RISCO

O SUL, 17/06/2013

WANDERLEY SOARES

Quem se alia à bandidagem passa a se submeter às leis da bandidagem


A infiltração de bandidos na manifestação ocorrida em Porto Alegre contra o preço da passagem de ônibus, uma angústia que atinge a toda a população, é algo que precisa ser analisado pelas lideranças de movimentos como esse que, inevitavelmente, voltarão a ocorrer. Quem reza pela cartilha de bandido como bandido será tratado não só pelas organizações policiais, mas pela própria sociedade. Os infiltrados, mascarados como bandidos comuns, chegaram a fazer rápidos arrastões, além de colaborarem com o insano quebra-quebra. Este tipo de fenômeno começa com a tolerância da infiltração e, numa etapa seguinte, a bandidagem é convocada a participar. Os mesmos bandidos que comandam o crime na periferia alçarão voo nos movimentos sociais urbanos. Há ainda o detalhe de que, quem se alia à bandidagem, passa a se submeter às leis da bandidagem


Taxista


A polícia localizou, ontem, o corpo de Valdir Nigres Alves, 55 anos, taxista que estava desaparecido desde a noite de quinta-feira, em Mostardas, Sul do Estado. Ele foi morto a facadas. O cadáver estava na estrada Caieira, zona rural de Mostardas.


Tráfico


Três homens foram presos, ontem, na rua Clara Nunes, bairro Restinga, Zona Sul da Capital. Os policiais apreenderam um bloco de crack pesando cem gramas, 169 pedras prontas para a venda e seis celulares.


Assaltos


Uma farmácia foi assaltada, quinta-feira, em Nova Petrópolis, por quatro homens que, pouco depois, foram capturados pela Brigada. Em Caxias do Sul, duas farmácias foram assaltadas no Centro da cidade. Os bandidos fugiram com dinheiro das caixas. Em Porto Alegre, dois postos de combustíveis foram atacados, no começo da madrugada, na Zona Sul. Os ataques aconteceram nas avenidas Nonoai e Aparício Borges. Outro assalto a posto de combustível ocorreu em Caxias do Sul, no bairro São Pellegrino.


Banco


Uma agência do Banco Santander, localizada na Zona Norte de Porto Alegre, foi assaltada. O banco fica na avenida Carlos Gomes, perto do Hospital Mãe de Deus Center e está em obras. Os bandidos renderam os operários e conseguiram retirar o cofre, que foi colocado no porta-malas de um Fiesta Sedan, e fugiram.


Banho de sol



Um apenado fugiu do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul no início da tarde de ontem. Gilnei Adriano Dias, 25 anos, aproveitou o horário do banho de sol para escalar um muro de quatro metros de altura e pular duas redes de contenção. Ele estava preso desde dezembro de 2007 por roubo e assalto.

Postar um comentário