SEGURANÇA PÚBLICA - CONCEITO E OBJETIVO

No Sistema de Justiça Criminal, cada poder tem funções que interagem, complementam e dão continuidade ao esforço do outro na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A eficácia do sistema depende da harmonia e comprometimento dos Poderes de Estado em garantir a paz social. O Sistema de Justiça Criminal envolve leis claras e objetivas, prevenção de delitos, contenção, investigação, perícia, denuncia, defesa, processo legal, julgamento, sentença e a execução penal com objetivos e prioridades de reeducação, reintegração social e ressocialização do autor de ilicitudes. A finalidade do Sistema é garantir o direito da população à Justiça e à Segurança Pública, a celeridade dos processos e a supremacia do interesse público em que a justiça, a vida, a saúde, o patrimônio e o bem-estar das pessoas e comunidades são prioridades.

sábado, 1 de junho de 2013

ADOLESCENTE DE 14 ANOS É ASSASSINADO

ZERO HORA ONLINE 01/06/2013 | 07h32

PASSO FUNDO - Adolescente é assassinado em Passo Fundo, no norte do Estado. Luís Gustavo Dickel de Jesus, 14 anos, foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu

Fernanda da Costa

Um adolescente foi morto na madrugada deste sábado, em Passo Fundo, no norte do Estado. Segundo a Brigada Militar, Luís Gustavo Dickel de Jesus, 14 anos, foi ferido com um tiro em um beco na rua Princesa Isabel, no bairro São Luiz Gonzaga, na periferia da cidade. O crime ocorreu por volta das 2h30min. O adolescente chegou a ser socorrido por moradores e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois. Segundo a BM, ele era morador do bairro. A Polícia Civil não tem suspeitos.

31/05/2013 | 15h29

PORTO ALEGRE - Homicídio na Zona Sul pode estar vinculado à guerra do tráfico na Vila Maria da Conceição. Crime ocorreu na manhã de quinta-feira. Outro homem ferido num tiroteio na Avenida Oscar Pereira permanece em estado grave no HPS


Sandro Drey de Souza, 21 anos, foi encontrado morto a tiros, ao lado do Palio que dirigiaFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


Permanece em estado grave no HPS o homem ferido num tiroteio na Avenida Oscar Pereira, no Bairro Belém Velho, em Porto Alegre, na manhã de quinta-feira. João Paulo Aguiar, 23 anos, ficou caído na via e foi socorrido ao hospital pela Samu. A menos de 50 metros dali, na Travessa Rio dos Sinos, Sandro Drey de Souza, 21 anos, foi encontrado morto a tiros, ao lado do Palio que dirigia.

Apesar de ter ocorrido na Zona Sul da Capital, o assassinato de Sandro pode estar vinculado à disputa por pontos de tráfico na Vila Maria da Conceição, no Bairro Partenon, também em Porto Alegre. No ano passado, Sandro foi citado como réu, junto com outras 17 pessoas, no processo sobre tráfico de drogas envolvendo Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão da Conceição, que, mesmo preso, ainda é considerado o líder do tráfico no morro. Sandro é primo de Carlos Alberto Silveira Drey, o Beto Drey, enteado de Paulão e também citado no mesmo processo. Beto Drey cumpre pena na PEJ.

De acordo com a denúncia, Sandro seria "o responsável pela distribuição de dinheiro oriundo do tráfico de entorpecentes a familiares do líder Paulo Ricardo (Paulão) e gerenciamento dos veículos utilizados pelos criminosos e determinação de quem os utilizará". No início deste mês, a Maria da Conceição ficou sob toque de recolher após os assassinatos de três homens ligados a Paulão. As mortes colocaram a polícia em alerta para uma guerra pela disputa das bocas de fumo na região. Juntas, elas movimentam pelo menos R$ 1,2 milhão por mês (R$ 300 mil por semana, segundo o Ministério Público).


ZERO HORA 01 de junho de 2013 | N° 17450

PORTO ALEGRE - Taxista é preso por atacar passageiras

A Polícia Civil prendeu preventivamente, ontem, um taxista de 40 anos, indiciado por três tentativas de estupro contra passageiras de Porto Alegre desde o final do ano passado. Em um desses casos, no final de abril, Carlos Eduardo Deus Barcellos chegou a ser preso em flagrante por policiais militares no bairro Rubem Berta, mas acabou liberado no dia seguinte. Em 2010, ele já havia sido preso e reconhecido por três estupros. Ele tem condenação de 14 anos e estava em liberdade condicional.

– Com o indiciamento, espero que dessa vez permaneça preso – afirma a delegada Marina Goltz, que comandou a ação pela Delegacia da Mulher


SÃO FRANCISCO DE PAULA - Trio faz reféns em assalto a fazenda

Três criminosos assaltaram uma fazenda em São Francisco de Paula, na Serra, e fizeram moradores reféns por volta das 8h30min de ontem. Encapuzados e armados, os bandidos teriam chegado a pé na propriedade, localizada em Cerrito, a cerca de 20 quilômetros do Centro. Sem ser vista, uma moradora conseguiu avisar a Brigada Militar. Os reféns foram trancados no banheiro e não ficaram feridos. Ao perceberem a aproximação dos policiais, os criminosos fugiram em direção a uma mata, levando armas da família. A BM fez buscas na região. Até a noite de ontem, os assaltantes não haviam sido encontrados.


PORTO ALEGRE - Indiciamento por facada na Redenção

O delegado Filipe Bringhenti, titular da 2ª Delegacia de Homicídios, remeteu ontem à Justiça o inquérito que investiga o ataque com um golpe de faca sofrido pelo advogado José Augusto Amorim, 38 anos, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no dia 4 de maio. O suspeito de 36 anos, que mora na mesma rua da vítima, está preso no Presídio Central e deve ser indiciado por tentativa de homicídio duplamente qualificado. O nome do agressor não foi divulgado. Amorim permanece em coma e seu estado de saúde é considerado gravíssimo.







Postar um comentário